Notícias
Reunião da Rede de Arquivos Públicos Estaduais e do Distrito Federal reforça compromisso com a gestão documental
Na última sexta-feira (25), foi realizada, na sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, a reunião da Rede de Arquivos Públicos Estaduais e do Distrito Federal. A Rede foi instituída pela Resolução CONARQ/MGI nº 55, de 26 de agosto de 2024, no âmbito do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR), e tem como principais objetivos promover a institucionalização dos arquivos públicos, fortalecer a gestão documental e garantir o acesso à informação.
O encontro reuniu presencial e virtualmente gestores de instituições arquivísticas de diversos estados brasileiros e teve como foco principal discutir os desafios e as possibilidades para o futuro da gestão documental no país. Reforçou-se, ao longo das discussões, o papel estratégico dos arquivos não apenas na preservação da memória, mas como instrumentos fundamentais para a boa governança e a transparência pública.
A diretora-geral do Arquivo Nacional e presidenta do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), Monica Lima, abriu a reunião com uma fala de acolhimento e entusiasmo: “É com enorme prazer que participo dessa reunião. Precisamos ouvir, aprender e construir juntos alternativas que melhorem nossos arquivos. O que podemos oferecer passa por articulação, escuta e compromisso com a memória pública”, afirmou. Ela também reforçou a visão estratégica dos arquivos públicos: “Eles vão muito além de sua forte característica de preservação da memória — são também ferramentas essenciais de gestão”. E concluiu: “Nossa ideia não é o protagonismo, é andar junto e promover as melhores condições para nossos arquivos.”
Durante a reunião, os gestores e gestoras aproveitaram o espaço para expor seus principais desafios e compartilhar boas práticas desenvolvidas em seus estados. A diversidade de experiências apresentou um panorama rico e multifacetado da realidade dos arquivos públicos no Brasil, ao mesmo tempo que revelou a urgência de ações coordenadas nacionalmente.