Notícias
Arquivo Faz Escola tem sua primeira edição em 2024
No último dia 11 de abril, o Arquivo Nacional realizou o primeiro Arquivo Faz Escola de 2024, em sua sede, no Rio de Janeiro. Com a exibição do filme "Descaminhos", da servidora Viviane Gouvea, o curta, de 2016, aborda o impacto das ações governamentais na vida dos povos originários no século vinte.
O evento contou com a participação das escolas Municipais Orlando Villas Boas e Narcisa Amália, a Ong SerCidadão, a Fundação São Martinho, o Ciep Ismael Nery e o Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro – ISERJ.
Após a exibição do filme, os alunos participaram, nos dois turnos, de um bate-papo a com Viviane Gouvea (pesquisadora do AN) e Breno Tommasi (doutorando em História na Universidade Federal Fluminense - UFF e professor da Rede Pública de Educação de São Gonçalo).
Breno ressaltou a importância da instituição ser um espaço de educação aberto a alunos de várias idades. “Ver isso acontecendo é muito enriquecedor. Vemos que o Arquivo agora está se tornando um espaço acessível a todos", acrescentou. Já a pesquisadora, em sua fala, destacou que o Arquivo Nacional " tem uma riqueza documental e de espaço físico muito importante”, completou.
O Arquivo Faz Escola é composto por exibições mensais de filmes documentários, seguidos de rodas de conversas com especialistas sobre o assunto abordado nos curtas. Direcionado a alunos dos últimos anos do ensino fundamental, e alunos do ensino médio, além de ONGs que trabalham com jovens, o evento tem como objetivo criar uma oportunidade para que os estudantes possam debater, questionar e conversar sobre o tema dos filmes.
