Notícias
Nota do Arquivo Nacional
Durante vistoria técnica diária, realizada pelas equipes responsáveis pela preservação dos acervos arquivísticos, foram identificados focos de fungos em depósitos do Bloco F, na sede do Arquivo Nacional no Rio de Janeiro.
Assim que a situação foi constatada, foram adotadas as medidas necessárias para impedir o avanço dos focos e garantir a preservação dos documentos, incluindo a interdição dos depósitos e do acervo afetado, a implementação de ações de contenção e a preparação das etapas de higienização e desinfecção das áreas e dos documentos.
Entre as ações já em curso estão o reforço do controle ambiental, com redução dos intervalos de monitoramento dos parâmetros de temperatura e umidade dos depósitos; a higienização das áreas afetadas; e o reforço e fiscalização junto às equipes envolvidas para o correto uso dos equipamentos de proteção individual pelas equipes técnicas envolvidas.
O Arquivo Nacional mantém procedimentos permanentes de vigilância e preservação do acervo, e todas as ações adotadas estão sendo conduzidas de forma criteriosa, seguindo protocolos técnicos e boas práticas recomendadas na área de conservação. Ressalta-se que microrganismos estão naturalmente presentes em documentação arquivística, e é o controle contínuo das condições ambientais e das ações de preservação que mantém esses agentes inertes e impede sua proliferação.