Notícias
Conheça a programação da 10ª edição do Arquivo Em Cartaz
A 10ª edição do Arquivo em Cartaz chega para levar o cinema de arquivo para todos os cantos do país. Com eventos presenciais em diversas cidades, o festival democratiza o acesso à cultura e à história.
A programação, que aborda o tema “Memórias da Terra em Filmes de Arquivo”, convida o público a participar de debates e reflexões sobre questões ambientais e sociais.
PROGRAMAÇÃO 10º ARQUIVO EM CARTAZ (PRELIMINAR)
29/01 - QUARTA-FEIRA
MANHÃ
Exibição de longas 10h às 11h30 - Sobreviventes do pampa (2023) 11h30h às 12h33h Guardiões da Terra - Agroecologia em Evolução (2020)
TARDE Exibição de curtas e longas 14h às 15h12h - Félix, o heroi da barra (2015) 15h12 às 15h15h - Quilombolas da Amazônia (2019) 15h15h às 15h36h - Gramame, um Rio de Histórias (2018) 15h36h às 15h53h - Mensageiras da Amazônia (2022)
18h às 19h30 - Cerimônia de abertura
Participantes:
Franciele Rocha de Oliveira - CGREI/AN; Rogerio Oliveira - EBC.
Mesa "Nada sobre nós sem nós: História, Memórias e acervos indígenas’’
Mediador: Eduardo Carvalho - Coordenador-Geral de Comunicação / AN.
Convidados:
Edson Kayapó - Historiador, escritor, ativista indígena e ambientalista brasileiro originário do povo Mebengokré. Professor na Instituição Federal da Bahia (IFBA), da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e escritor premiado pela UNESCO e pela Fundação Nacional do Livro Infantil e juvenil. Membro do Parlamento Indígena do Brasil, defensor ativo dos direitos dos povos indígenas. Curador adjunto de arte indígena no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP). Autor de Projetos e presepadas de um Curumim na Amazônia e Um estranho Espadarte na Aldeia.
Fernanda Kaingang - Diretora do Museu Nacional dos Povos Indígenas da Fundação Nacional dos Povos Indígenas no contexto do Ministério dos Povos Indígenas, doutora em patrimônio cultural e propriedade intelectual na Faculdade de Arqueologia na Universidade de Leiden na Holanda. Autora da tese de doutorado Direitos Negados, Patrimônios Roubados: Desafios para a proteção dos conhecimentos tradicionais, expressões culturais tradicionais e recursos genéticos dos Povos Indígenas no cenário internacional.
Julia Brito Ospina - É advogada de nacionalidades brasileira e colombiana, pertencente ao povo Quimbaya, do Eje Cafetero da Colômbia, com atuação nas áreas de direito e política indígena. Especializanda em Direito Ambiental e Sustentabilidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi Coordenadora de Promoção à Justiça de Transição Indígena do Ministério dos Povos Indígenas e atualmente é Coordenadora de Acompanhamento de Desintrusão/MPI.
30/1 - QUINTA-FEIRA
MANHÃ
Exibição de curtas e longas 10h às 10h48 - Bicicletas de Nhanderu (2011) 10h48h às 11h26 - Desterro Guarani (2011) 11h26h às 12h46 - Luta da Erva (2024) 12h46 às 13h06 - Água Rasa (2023)
TARDE
15h às 16h30 Mesa "10 Edições de Arquivo em Cartaz" Mediador: Thiago de Oliveira Vieira - Diretor de Processamento Técnico, Preservação e Acesso ao Acervo / AN.
Convidados:
Uilton Oliveira (CODAC/SRDAS) - Servidor do Arquivo Nacional, cineasta e curador da última edição do Festival - 9º Arquivo em Cartaz - Festival Internacional de Cinema de Arquivo. Graduado em História pela Universidade Católica do Salvador. Trabalhou na Fundação Biblioteca Nacional.
Marcelo Nogueira de Siqueira (CGAPI/AN) - Coordenador de Articulação de Projetos Institucionais do Arquivo Nacional. Graduado em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em História Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Coimbra.
Mônica Fonseca Gill (SUREG) - Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É técnica em comunicação social do Arquivo Nacional, atuando na unidade de Brasília/DF.
16h30 às 17h30: Coffee break
18h às 20h30 Mesa: ‘’Cinema e literatura por mãos indígenas’’ Mediadora: Franciele Rocha de Oliveira - Coordenadora-Geral de Relações Institucionais / AN
Convidados:
Patrícia Ferreira Pará Yxapy - Cineasta indígena da etnia Mbyá-Guarani. Co-fundadora do Coletivo Mbyá-Guarani de Cinema e atuante no projeto Vídeo nas Aldeias (VNA). Diretora de Teko Haxy – Ser imperfeita, Desterro Guarani e Bicicletas de Nhanderu.
Marcia Mura - Faz parte do Povo Indígena Mura, é educadora, escritora, pesquisadora, articuladora politíca e cultural. Praticante da pedagogia da afirmação indígena. Graduada em História pela Universidade Federal de Rondônia, Mestra em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas e Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo).
Verenilde Santos Pereira - Jornalista, indigenista e escritora afro-indígena. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Amazonas, Mestra e Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília. Autora de Um Rio sem Fim; Não da Maneira como Aconteceu e de A singularidade forjada sobre os Waimiri-Atroari.
31/1 - SEXTA-FEIRA - BRASÍLIA
MANHÃ
11h30: Abertura do 10º arquivo em cartaz junto ao Cine Bloco K
Participantes:
Ana Flávia Magalhães Pinto - Diretora-Geral do Arquivo Nacional;
Daniela Gorayeb - Assessoria de Participação Social e Diversidade MGI e Cine Bloco K
Anderson Quack - Assessor de Participação Social e Diversidade do MPO, Cine Bloco K e curador do Festival
Henrique Cesar de Jesus Piccolo - Superintendente Regional no Distrito Federal/AN;
TARDE
11h55h às 13h10: exibição de curtas
11h55 às 12h30 - Zumvi - o levante da memória (2020)
12h30 às 13h10 - A grande enchente de 2024 e a reconstrução da Justiça (2024)
13h10 às 14h10
Mesa: ''Políticas de Preservação Audiovisual e de Arquivos''
Mediadora: Daniela Gorayeb - Assessoria de Participação Social e Diversidade MGI
Convidados:
Ana Flávia Magalhães Pinto - Diretora-Geral do Arquivo Nacional
Joelma Oliveira Gonzaga - Secretaria do Audiovisual - SAV Minc
Jean Lima - Diretor-Presidente EBC