Notícias
Confira como foi a primeira semana da 10ª edição do Arquivo em Cartaz
A 10ª edição do Arquivo em Cartaz iniciou suas atividades com eventos de abertura no Rio de Janeiro e em Brasília, marcando o pontapé inicial de um festival que busca valorizar a memória audiovisual brasileira e promover discussões sobre questões ambientais. O tema central deste ano, “Memórias da Terra em Filmes de Arquivo”, ressalta a importância da preservação de acervos e a relação entre memória e meio ambiente.
No Rio de Janeiro, a abertura ocorreu nos dias 29 e 30 de janeiro, na Unidade do RIo de Janeiro. Com a mesa "Nada sobre nós sem nós: História, Memórias e acervos indígenas", que reuniu Edson Kayapó, Fernanda Kaingang e Julia Brito Ospina, e mediação de Eduardo Carvalho, Coordenador-Geral de Comunicação do Arquivo Nacional, a discussão abordou a importância da inclusão de perspectivas indígenas na construção da memória e no tratamento de acervos.
Na quinta-feira, 30 de janeiro, as atividades continuaram com duas mesas de debate. À tarde, a mesa "10 Edições de Arquivo em Cartaz" contou com a participação de Uilton Oliveira, Marcelo Nogueira de Siqueira e Mônica Fonseca Gill, sob a mediação de Thiago de Oliveira Vieira, Diretor de Processamento Técnico, Preservação e Acesso ao Acervo do Arquivo Nacional. O debate abordou a trajetória do festival e seus impactos ao longo de uma década. Mais tarde, a mesa “Cinema e literatura por mãos indígenas”, mediada por Franciele Rocha de Oliveira, Coordenadora-Geral de Relações Institucionais do AN, reuniu Patrícia Ferreira Pará Yxapy, Marcia Mura e Verenilde Santos Pereira, explorando as narrativas indígenas no cinema e na literatura.
Em Brasília, a abertura aconteceu no dia 31 de janeiro, no MGI, Esplanada dos Ministérios, com a participação de Ana Flávia Magalhães Pinto, Diretora-Geral do Arquivo Nacional; Daniela Gorayeb, Assessoria de Participação Social e Diversidade MGI e Cine Bloco K; Anderson Quack, Assessor de Participação Social e Diversidade do MPO, Cine Bloco K e curador do Festival; e Henrique Cesar de Jesus Piccolo, Superintendente Regional no Distrito Federal/AN.
A programação incluiu a exibição de dois curtas: "Zumvi - o levante da memória" e "A grande enchente de 2024 e a reconstrução da Justiça". Em seguida, a mesa "Políticas de Preservação Audiovisual e de Arquivos", mediada por Daniela Gorayeb, também com a participação de Ana Flávia Magalhães Pinto, Joelma Oliveira Gonzaga, da Secretaria do Audiovisual - SAV Minc, e Jean Lima, Diretor-Presidente da EBC, que debateram as políticas públicas voltadas à preservação de acervos audiovisuais.
O Festival Arquivo Em Cartaz tem como objetivo alcançar um público amplo, incluindo interessados em cinema, arte, usuários de arquivos, pesquisadores, profissionais de arquivos, produtores culturais, órgãos públicos, movimentos sociais, escolas e instituições de ensino superior. As atividades da 10ª edição do Arquivo em Cartaz seguem ao longo do primeiro semestre de 2025, com exibições, oficinas e mostras em diversas cidades do país.