Notícias
Circuito 10º Arquivo em Cartaz promove reflexão sobre memória, meio ambiente e resiliência em Santa Maria (RS)
O Arquivo Nacional, órgão vinculado ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, com patrocínio da Dataprev e co-realização da Flacso Brasil, realiza o Circuito 10º Arquivo em Cartaz. A iniciativa leva a diversas regiões do país a programação do 10º Festival Internacional de Cinema de Arquivo, ampliando o acesso às produções audiovisuais que abordam a preservação da memória por meio do cinema.
Nesta edição, o tema central do festival é “Memórias da Terra em Filmes de Arquivo”, que propõe um diálogo sobre as relações entre humanidade e meio ambiente, a partir dos impactos das mudanças climáticas e das lições de modos de vida sustentáveis e resilientes, inspirados nos saberes de comunidades indígenas e quilombolas.
No último dia 19 de maio, o Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) sediou, pela primeira vez, uma etapa do Circuito. A escolha da cidade, fortemente impactada pelas enchentes de 2024, não foi por acaso. A programação prestou uma homenagem à memória coletiva, à resistência da população local e ao trabalho exemplar de recuperação de acervos realizado pela universidade.
A diretora-geral do Arquivo Nacional, Monica Lima, destacou a importância de levar o festival a Santa Maria. Para ela, a cidade representa de forma concreta os temas centrais desta edição do festival, pois enfrentou severos impactos causados pela crise climática, mas reagiu com força, organização coletiva e produção de conhecimento. Além disso, o município carrega um importante patrimônio imaterial, com a presença de comunidades quilombolas e povos indígenas.
Monica também destacou o protagonismo do Departamento de Arquivo Geral (DAG) da Universidade Federal de Santa Maria na recuperação dos acervos danificados pelas enchentes. Segundo ela, o trabalho realizado pela equipe da UFSM é pioneiro e tem ganhado reconhecimento tanto no Brasil quanto no exterior. Para a diretora-geral, Santa Maria representa um exemplo de resistência e criatividade, demonstrando como a universidade é capaz de transformar situações desafiadoras em conhecimento aplicado e compartilhado com toda a sociedade. A diretora-geral também lembrou que a UFSM possui um dos cursos de Arquivologia mais antigos do Brasil, com papel fundamental na formação de profissionais da área.
A programação em Santa Maria incluiu a abertura da exposição fotográfica Retratos de Resiliência: UFSM na Recuperação de seu Acervo; falas sobre os desafios e avanços no processo de restauração documental; cerimônia de homenagem aos voluntários envolvidos nessa missão; exibição dos curtas-metragens A Grande Enchente de 2024 e a Reconstrução da Justiça e O que Sobra de Tudo que Falta, ambos concorrentes na Mostra Acervos; e um bate-papo sobre a produção audiovisual local.
Representando o Arquivo Nacional, estiveram presentes a diretora-geral Monica Lima e Souza, a coordenadora-geral de Relações Institucionais, Franciele Rocha de Oliveira, e o coordenador-geral de Articulação de Projetos e Internacionalização, Marcelo Nogueira de Siqueira.