Notícias
Arquivo Nacional participa de evento do MGI sobre políticas para as mulheres
No mês dedicado à valorização e à luta das mulheres, o Arquivo Nacional (AN) participou, nesta quarta-feira (12), de um evento especial promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
A iniciativa teve como objetivo compartilhar experiências e práticas adotadas pelo Ministério para fortalecer a proteção, a dignidade e a garantia de direitos das mulheres servidoras públicas e de todas as brasileiras.
Com o tema “Gestão e Inovação para as Mulheres: construindo políticas transversais”, o encontro reuniu a ministra da Gestão, Esther Dweck, a secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres do Ministério das Mulheres, Denise Dau, além de lideranças e servidores de diferentes áreas do MGI.
A diretora-geral do AN, Monica Lima, participou do evento e apresentou o Guia de Marcadores de Gênero e Raça no Arquivo Nacional. O material tem o propósito de facilitar a pesquisa e o acesso a documentos que registram a história das mulheres, a luta das comunidades quilombolas e as manifestações culturais regionais.
“Podemos escutar as vozes das mulheres por meio desses documentos. Lendo e tendo acesso a essas fontes, poderemos conhecer as trajetórias de lideranças femininas. O guia tem esse objetivo, de facilitar o encontro dessas histórias”, destacou a diretora-geral.
Outro tema abordado por Monica Lima foi a exposição virtual "Feminismo, Ciência e Política", que apresenta a trajetória da cientista e ativista Bertha Lutz. Parte do acervo documental de Lutz está sob a guarda do Arquivo Nacional e foi reconhecida como Memória do Mundo pela UNESCO. Esse acervo é considerado patrimônio documental da humanidade. A exposição também destaca outras figuras femininas que marcaram a história com suas lutas e conquistas.
“Estes dois lançamentos são uma forma de romper esse silêncio”, afirmou a diretora-geral, enfatizando a importância de preservar e dar visibilidade à memória das mulheres na história do Brasil.