Notícias
Arquivo Nacional participa da Assembleia Geral da Rede de Arquivos Nacionais da CPLP
Nos dias 6 e 7 de maio, na cidade de São Tomé, capital de São Tomé e Príncipe, o Arquivo Nacional participou da Assembleia Geral da Rede de Arquivos Nacionais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (RAN-CPLP), criada em 2024, em Luanda, Angola.
A conferência de abertura foi proferida pela diretora-geral do Arquivo Nacional, Monica Lima, com o tema “Passado e presente em comum: diálogos necessários entre os arquivos nacionais da CPLP”. Em sua fala, destacou a importância de fortalecer a integração e o diálogo entre os arquivos históricos e nacionais da comunidade lusófona, com ênfase na formação técnica e no tratamento de acervos de interesse comum, por meio de ações colaborativas e horizontais.
Na sequência, o coordenador de Articulação de Projetos e Internacionalização do Arquivo Nacional, Marcelo Siqueira, apresentou a palestra “Os arquivos comunitários no contexto da RAN-CPLP: um debate necessário”.
Durante a assembleia, também foram apresentados os resultados preliminares do diagnóstico realizado pelo Arquivo Nacional sobre os arquivos integrantes da rede, além da discussão e aprovação do Plano Estratégico de Formação Técnica e Profissional, desenvolvido em parceria com o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, de Portugal.
Em uma mesa-redonda, representantes do Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste debateram temas contemporâneos relevantes para os arquivos, como o uso da inteligência artificial nas instituições arquivísticas.
Ao final do encontro, foi produzida a Declaração Final e o Relatório Síntese da Assembleia Geral, que será divulgado em breve pela CPLP.
A assembleia ocorreu no auditório do Instituto Guimarães Rosa, localizado na Embaixada do Brasil em São Tomé e Príncipe, com participação presencial de representantes do Brasil, Guiné Equatorial, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, além da participação remota da Guiné-Bissau e de Moçambique. O evento contou ainda com a presença de professores, estudantes e autoridades são-tomenses.