Notícias
Arquivo Nacional lança exposição virtual sobre a arte da cerâmica Tapajó
O Arquivo Nacional lança a exposição virtual Trajetória de uma coleção: a arte da cerâmica Tapajó , que resgata registros da cultura material indígena de uma importante região da Amazônia.
A mostra apresenta fotografias inéditas e documentos sobre a coleção de cerâmicas tapajônicas originalmente adquirida pela Fundação Brasil Central (FBC), em 1945, e transferida ao Museu Nacional, no Rio de Janeiro, em 1955.
O ano de 2025 marca a 81ª celebração do Abril Indígena, período dedicado à valorização da luta, resistência e resiliência dos povos indígenas do no Brasil. Neste contexto, a exposição ganha ainda mais relevância ao destacar a importância do patrimônio arqueológico indígena e promover o acesso à memória e à história dos povos originários da região do Tapajós.
A mostra reúne 78 imagens, documentos textuais, mapas e fotografias detalhadas das peças, muitas delas restauradas ou parcialmente reconstruídas. A coleção comprada pelo casal norte-americano Robert e Rose Brown, é hoje representada apenas pelos registros fotográficos que compõem o fundo Fundação Brasil Central, sob a guarda da Superintendência Regional do Arquivo Nacional, em Brasília.
Além de resgatar a memória de um acervo perdido, a exposição propõe uma reflexão sobre o valor do patrimônio arqueológico para os povos tradicionais e comunidades indígenas que habitam a bacia do Tapajós — como os Munduruku, ribeirinhos e beiradeiros. São essas populações que preservam, em sua vivência cotidiana, os vínculos com os sítios arqueológicos e a herança cultural da região.