Notícias
10º Arquivo em Cartaz leva cinema de arquivo a São Cristóvão (SE)
O 10º Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo iniciou sua programação nacional pelo país com uma sessão especial em São Cristóvão (SE), no dia 21 de março. A Diretora-geral do Arquivo Nacional, Mônica Lima, e a Coordenadora-Geral de Relações Institucionais, Franciele Oliveira, estiveram presentes no evento, realizado no Cine Theatro da Escola do Lar Imaculada Conceição (ELIC), em parceria com a Prefeitura Municipal, o Arquivo Público Municipal e a Fundação Municipal de Cultura e Turismo (FUMCTUR).
Com o tema “Memórias da Terra em Filmes de Arquivo”, o festival busca fazer uma reflexão sobre a relação entre a humanidade, o meio ambiente e a memória coletiva, além de incentivar discussões sobre a importância da preservação audiovisual e o papel do cinema na construção do passado histórico. São Cristóvão é uma das três cidades do Nordeste contempladas pela programação, ao lado de Natal (RN) e Salvador (BA), e se junta a outras sedes como Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Santa Maria (RS) e Manaus (AM).
Foram exibidos os filmes São Cristóvão, SE (1975), do Arquivo Nacional; Laranjeiras (1999), da Universidade Federal de Sergipe; Afro: Das origens aos destinos (2024), da Embratur; e Super Frente, Super-8 (2015), de Moema Pascoini. Além das exibições, Mônica Lima destacou a história do festival e sua 10ª edição, cujo tema é "Memórias da Terra em Filmes de Arquivo". Também discursaram o Diretor da ELIC, Júnior Macário, o Diretor do Arquivo Público Municipal, Adailton Andrade, e o Prefeito Júlio Santana.
O evento contou com apoio da FUMCTUR, representada por Neto Astério, que ressaltou a importância da valorização do patrimônio e das memórias locais. A programação teve repercussão na TV Sergipe e foi encerrada com a apresentação cultural das Caceteiras do Rindú.
No mesmo dia, a Diretora-geral do Arquivo Nacional visitou os Arquivos Públicos do Estado de Sergipe e o Arquivo Público Municipal de São Cristóvão, fortalecendo o diálogo sobre gestão documental e divulgando a Segunda Conferência Nacional de Arquivos, prevista para novembro de 2025.