Notícias
INTEGRAÇÃO
Seminário Nacional do Programa de Regionalização do Turismo destaca avanços e parcerias no Salão Nacional do Turismo
Seminário do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) discutiu políticas públicas para impulsionar o setor. Crédito: Pedro França/MTur
Na manhã deste domingo (17/12), o Salão Nacional do Turismo, em Brasília (DF), foi palco do Seminário Nacional do Programa de Regionalização do Turismo (PRT). A abertura do evento, que reuniu autoridades e profissionais do setor para discutir avanços e parcerias, contou com a presença do secretário nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo, Milton Zuanazzi.
O Programa de Regionalização do Turismo, construído há 12 anos, foca a gestão descentralizada do setor, estabelecendo diretrizes no sentido de estruturar destinos e diversificar a oferta turística nacional. O evento proporcionou oportunidades de apoio pelo Ministério do Turismo e também estimulou a colaboração entre o poder público, a iniciativa privada e o terceiro setor para impulsionar o fortalecimento do turismo em todo o país.
O secretário Milton Zuanazzi destacou a importância da união de esforços na área. “Esse é o século em que podemos ser protagonistas. Nós, do turismo, temos a oportunidade de sermos protagonistas do desenvolvimento econômico, social, distributivo, integrador desse século, principalmente no Brasil. Sejamos linha de frente no turismo mundial. Esse é o desafio dessa regionalização. Sem vocês, não haverá esse protagonismo. Essa é a tarefa de vocês, e a nossa tarefa é estimular vocês, é estar junto com vocês”, afirmou.
Também presente ao seminário, a coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo do Ministério do Turismo, Ana Carla Moura, agradeceu a participação de todos. “A gente nunca vai trabalhar o turismo se a gente não der as mãos mesmo. Eu sempre contei com a Rede de Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização”, enalteceu.
O primeiro painel do encontro abordou o tema “Destinos Turísticos Inteligentes”, conduzido pela diretora de Planejamento, Inteligência, Inovação e Competitividade do MTur, Bárbara Blaudt. O seminário abordou, ainda, temas como o papel da gestão pública no fortalecimento das Instâncias de Governança Regionais e o uso do marketing no posicionamento de regiões turísticas. A reunião contou com depoimentos de finalistas do Prêmio Nacional do Turismo, que teve os vencedores anunciados neste sábado, em Brasília.
PRT+INTEGRADO - O seminário envolveu a apresentação de ações compartilhadas entre o Ministério do Turismo e interlocutores das Instâncias de Governança Regionais, promovidas pelo projeto PRT+Integrado. A iniciativa visa estreitar os laços entre políticas públicas federais, estaduais e municipais, buscando a cooperação e o aprimoramento do turismo nacional.
O presidente da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (APRECESP), Lê Braga, ressaltou avanços a partir da colaboração junto ao MTur. “Através de parcerias com o próprio Ministério, a gente vem fortalecendo essa governança, fazendo com que os municípios se desenvolvam no setor para que a gente possa oferecer um destino melhor para as pessoas que procuram o estado”, apontou.
SALÃO - Retomado após 12 anos, o Salão Nacional do Turismo, que tem entrada gratuita e espera receber cerca de 20 mil pessoas, ocupa um espaço de 26 mil m² na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF) abrangendo cinco grandes eixos: Turismo de Natureza, Turismo Rural, Sol e Praia, Turismo Cultural e Turismo de Tendências. A feira também proporciona ao público conferir várias palestras e debates sobre assuntos relacionados à atividade turística, além de atrações culturais, gastronômicos e musicais.
Promovida pelo Ministério do Turismo em parceria com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal, a Embratur, o Banco do Brasil, a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), o SESC, o SENAC e o Sebrae Nacional, a 7ª edição do Salão conta com a exposição de diversos segmentos da produção associada ao setor, a exemplo da culinária, do artesanato, da agricultura familiar e de manifestações artísticas, entre outras.
Confira AQUI a programação completa do evento. O horário de funcionamento da feira vai das 10h às 12h, neste sábado, e das 10h às 18, no domingo.
Por Jéssica Gomes
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo