Notícias
PARCERIA
MTur integra comitiva do governo federal a Alcântara (MA) que busca o desenvolvimento da região
Comitiva em viagem à Alcântara (MA). Crédito: Divulgação
Na última quinta-feira (13), uma comitiva do Ministério do Turismo visitou o Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, que passará a receber lançamentos de veículos espaciais não governamentais. O objetivo da visita foi conhecer o centro de controle de missão e a base de lançamento de foguetes e, ainda, identificar ações e estratégias para o desenvolvimento econômico e social da cidade, incluindo o fortalecimento do turismo local. A agenda foi liderada pelo vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações, Marcos Pontes.
Representando o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo (SNDTur), William França, destacou o potencial turístico da cidade e a importância da estruturação de projetos para o desenvolvimento turístico.
“Essa missão para Alcântara é a prova de que este é um governo que trabalho em prol de um único objetivo: o desenvolvimento econômico e social do nosso país. Tenho absoluta convicção que a cidade de Alcântara reúne todos os requisitos necessários para ajudar que o turismo atinja todo o seu potencial na nossa atividade”, comentou o ministro.
“A base de Alcântara é uma das mais importantes do mundo para lançamentos espaciais; possui características singulares, entre as quais a localização privilegiada. Na medida em que atraímos empresas internacionais para promover operações, também precisamos proporcionar, com ações governamentais interministeriais, estratégias para acelerar o desenvolvimento da região. O turismo é um dos segmentos que impulsionam esse desenvolvimento, gerando emprego e renda para a população. A ideia é promover visitas guiadas, produtos locais e fortalecer a infraestrutura hoteleira local, aproveitando o momento positivo da região”, destacou França.
No último mês, a Agência Espacial Brasileira, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e a Força Aérea Brasileira, anunciaram quatro empresas selecionadas por chamada pública para operar o lançamento de veículos espaciais não militares a partir do Centro Espacial de Alcântara. Neste primeiro momento, três empresas americanas (Hyperion, Orion AST e Virgin Orbit) e uma canadense (C6 Launch) seguem para a fase de negociação contratual junto à Aeronáutica.
O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura, destacou que a operação do centro de lançamento a partir da parceria com a iniciativa privada deve ampliar todos os setores produtivos ligados a projetos aeroespaciais, demonstrando que a cidade de Alcântara tem qualidades únicas em comparação com outros locais do mundo.
Também estiveram presentes na agenda, o secretário de Empreendedorismo e Inovação, Paulo Alvim, a secretária de Articulação e Promoção da Ciência, Christiane Corrêa, representantes dos ministérios da Educação e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, bem como parlamentares.
Por Amanda Costa
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo