Sustentabilidade no Setor
Atributos de sustentabilidade em produtos e processos tem sido cada vez mais demandados por consumidores, clientes, investidores e governos. Essa demanda é ainda maior em mercados mais desenvolvidos e a tendência é de que padrões que até então eram diferenciais competitivos voluntários passem a ser regulamentados e exigidos por lei. Para indústria da moda não é diferente, e o setor tem sido central nas discussões de novas exigências de mercado.
Com isso, para aproveitarem as novas oportunidades de mercado que se abrem a partir da agenda de sustentabilidade no setor, é importante que as empresas de vestuário estejam atentas às principais temáticas da agenda internacional da moda e que implementem práticas que façam sentido as especificidades do seu negócio.
Alguns dos orientadores dessa jornada são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) lançados em 2015 pelas Nações Unidas, que visam a direcionar as iniciativas para o desenvolvimento sustentável e podem ser utilizados para planejar estratégias e tomar decisões usando-os como norteadores.
Podemos destacar como objetivos de maior relevância para o avanço do setor nessa agenda os seguintes ODS:
ODS 5: Igualdade de gênero
ODS 8: Trabalho decente e crescimento econômico
ODS 9: Indústria, inovação e infraestrutura
ODS 12: Consumo e produção responsáveis
ODS 17: Parcerias e meios de implementação
Considerando movimentos globais como o Fashion CEO Agenda, criado pelo Global Fashion Agenda, elencamos temas em destaque a serem considerados por empresas de vestuário.
Ambientes de trabalhos respeitosos e seguros: garantir ambientes de trabalho adequados para a segurança e bem-estar dos trabalhadores estando em cumprimento com a legislação brasileira.
Melhores salários: para garantir menor absenteísmo, valorização da profissão e qualidade de vida para os trabalhadores.
Gestão de recursos: evitar desperdícios durante o processo produtivo, utilização de recursos não virgens, melhor uso da água, entre outros.
Escolhas inteligentes de materiais: substituir a utilização de recursos virgens e fazer escolhas de matérias-primas com menores impactos ambientais.
Sistemas Circulares: inserção de iniciativas circulares no modelo de negócio como serviços de reparos e ajustes, customização, upcycling entre outros.
Energia e mudanças climáticas: utilizar matrizes energéticas mais limpas procurando reduzir gases de efeito estufa para conter o avanço das mudanças climáticas.
O Vista Brasil é o Programa de Competitividade e Promoção de Micro e Pequenas Empresas do Setor Têxtil e de Confecção e é resultado de uma parceria entre a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O projeto oferece diversos produtos e serviços que impulsionam os negócios de micro e pequenas empresas do setor no Brasil, contribuem para melhorias de processos produtivos e criativos, estimulam olhares para a inovação e a importância da sustentabilidade na prática. O Programa oferece conteúdo online, guias orientativos, oficinas, palestras, consultorias, que preparam a sua empresa para transformações importantes.
Sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), acesse o site das Nações Unidas Brasil .
Sobre as prioridades do Fashion CEO Agenda .
Guia Moda e Clima: guia para elaboração de inventários de Gases de Efeito Estuda (GEE) na moda brasileira, elaborado de forma colaborativa pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) e o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do Serviço Nacional da Indústria (SENAI CETIQT).
- Programa de Competitividade e Promoção de Micro e Pequenas Empresas do Setor Têxtil e de Confecção (Vista Brasil): criado pela Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Comentado [RTPdS9]: Falta colocar em azul Confecção (Abit) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para potencializar os produtos e os negócios de micro e pequenas empresas do setor no mercado nacional.

