Estatísticas do Setor
Acesse os links a seguir para navegar pelas estatísticas do setor:
-
Emprego
Segundo dados do Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira, o setor de vestuário se destaca pela quantidade de empregos que gera e pelo perfil da mão de obra, que é majoritariamente feminino. O setor têxtil como um todo tem 1,26 milhão de empregados diretos e 8 milhões se adicionarmos os indiretos e efeito renda, dos quais 60% são de mão de obra feminina. Quando o recorte é feito exclusivamente para a produção de vestuário e acessórios, o número de empregos diretos gerados é 935,6 mil, o que faz da confecção de vestuário o segmento que mais emprega no setor (dados da Plataforma IEMI/ABIT).
-
Produção do setor
Em 2022, o Brasil contava com 19,5 mil indústrias exclusivamente de vestuário, meias e acessórios, e produziu cerca de 5,1 bilhões de peças de vestuário (Plataforma IEMI/ABIT).
A produção brasileira de vestuário e acessórios abastece tanto o mercado interno quanto outros mercados ao redor do globo. Nos últimos anos houve crescimento nos volumes exportados: 3.670 toneladas em 2020, 4.938 em 2021, 5.044 toneladas em 2022 e 5.576 toneladas em 2023.
-
Exportação de vestuário por Unidade da Federação
As Unidades da Federação que mais exportaram peças de vestuários, em 2024, foram Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul
Descrição do conteúdo da tabela
- .
Principais mercados compradores
As Américas, e em especial a América do Sul, são a região mais relevante para as exportações brasileiras de vestuário. Se considerarmos as exportações brasileiras no período 2014-2024, os três maiores mercados consumidores foram Paraguai e Uruguai, países com os quais temos acordos comerciais, e Estados Unidos, um dos principais mercados consumidores de vestuário no mundo.
Ao todo, o setor de vestuário exportou cerca de US$1,6 trilhões na última década e seus produtos chegaram a 224 territórios, em todos os continentes, exceto a Antártida. Ao olhar mais especificamente para o ano mais recente, 2024, vemos que os maiores mercados têm pouca variação em comparação à soma da década.

- .
Descrição do conteúdo da tabela

- .
-
Principais produtos exportados
O Brasil é referência mundial em design de moda praia, jeanswear e homewear. Outros segmentos também vêm ganhando mercado internacional como a moda feminina, masculina, infantil, além do fitness e moda íntima.
Ao nos depararmos com a relação dos principais produtos exportados pelo Brasil na última década, vemos que há uma predominância do vestuário feito a partir de tecidos de malha.

- .
Descrição do conteúdo da tabela
Os dados de exportação por tipo de vestuário demonstram que os itens mais exportados, em termos de valor, em 2023, foram: calças, jardineiras e bermudas, moda íntima e camisas/blusas.

- .
Descrição do conteúdo da tabela
Na tabela abaixo, é possível visualizar um recorte mais específico das exportações de vestuário por NCM.
- .
Para estatísticas de comércio exterior completas, acesse a seção de Ferramentas Úteis do Aprendendo a Exportar.

