O Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX), em sua 114ª Reunião, de 8 de novembro de 2017, e em sua 119ª Reunião, de 11 de dezembro de 2018, concedeu mandado aos negociadores brasileiros para conduzir as negociações destinadas à celebração de um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a República da Coreia.
As negociações MERCOSUL – Coreia do Sul foram lançadas em 25 de maio de 2018, em Seul, na Coreia do Sul, e, desde então, foram realizadas 7 rodadas negociadoras:
- 1ª Rodada Negociadora – Set/2018 – Montevidéu (Uruguai)
- 2ª Rodada Negociadora – Abr/2019 – Seul (Coreia do Sul)
- 3ª Rodada Negociadora – Jul/2019 – Montevidéu (Uruguai)
- 4ª Rodada Negociadora – Out/2019 – Busan (Coreia do Sul)
- 5ª Rodada Negociadora – Fev/2020 – Montevidéu (Uruguai)
- 6ª Rodada Negociadora - Mai/Jun 2021 - Videoconferência
- 7ª Rodada Negociadora - Ago/Set 2021 - Videoconferência
A sétima rodada de Negociações do acordo Mercosul - Coreia do Sul foi realizada entre os dias 30 de agosto e 9 de setembro de 2021. Na ocasião se reuniram os grupos de acesso ao mercado de bens; comércio de serviços, comércio eletrônico e investimentos; regras de origem; medidas sanitárias e fitossanitárias; assuntos institucionais; direito de propriedade intelectual; defesa comercial, compras governamentais e barreiras técnicas.
Temas abordados: Bens, Regras de origem, Facilitação de comércio e procedimentos aduaneiros, Barreiras técnicas ao comércio (TBT), Medidas sanitárias e fitossanitárias (SPS), Defesa comercial, Compras governamentais, Propriedade intelectual, Serviços, Investimentos, Comércio eletrônico, Concorrência, Cooperação, Comércio e desenvolvimento sustentável, Solução de controvérsias.
As negociações para um acordo comercial entre o Mercosul e a República da Coreia permanecem formalmente na agenda de relacionamento externo do bloco, mas não houve, desde 2021, retomada de rodadas negociadoras formais.