Notícias

DESENVOLVIMENTO

Avança acesso ao Governo Digital

Publicado em 09/04/2023 21h39 Atualizado em 09/04/2023 23h56
Acordo fortalece acesso aos serviços de Governo Digital em quatro Estados - imagem

.

.

BREVE DESCRIÇÃO

Em acordo com a diretriz de impulsionar a transformação digital de serviços públicos, o Governo Federal promoveu ações para o fortalecimento da Cooperação Federativa em Governo Digital, com adesão de mais 4 estados à Carteira de Identidade Nacional (CIN), totalizando 11 UFs integrada. Com a adesão de MA e SP à Rede gov.br de serviços digitais, 100% dos Estados estão integrados. Em 2023, foram 5 milhões de novas contas no Gov.br, totalizando 146 milhões, das quais 63 milhões nos níveis de segurança mais confiáveis (prata e ouro). O avanço do sistema Gov.br representa uma grande praticidade e economia de tempo do cidadão com a burocracia e garante o acesso mais rápido a documentos e informações pessoais.


Coordenada pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, as ações buscam impulsionar a transformação digital brasileira, reduzindo a burocracia e acelerando o uso da tecnologia em benefício da população.

Com as últimas adesões de São Paulo e Maranhão, realizadas em março, a rede colaborativa atua agora em todo o país, cumprindo a meta estabelecida na Estratégia de Governo Digital 2020-2023. Ao todo, além dos 26 estados e do DF, 170 municípios, sendo 18 capitais, fazem parte da Rede Gov.br.

Ao aderirem ao Gov.br, estados e municípios assumem o compromisso de seguir as diretrizes do Governo Federal sobre a oferta dos serviços públicos digitais e a simplificação do atendimento prestado aos cidadãos, com foco na experiência do usuário. As experiências de transformação digital são debatidas e aperfeiçoadas de forma constante.