Notícias
Campanha
Conselho Nacional da Amazônia Legal lança Campanha educativa e informativa sobre queimadas na Floresta Amazônica.
Nesta quarta-feira (19), o presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal (CNAL), Vice-presidente da República Hamilton Mourão, lançou a Campanha educativa e informativa “Diga Sim à Vida e não à Queimada”, inicialmente direcionada aos nove estados que integram a Amazônia Legal - Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão.
A Campanha ocorrerá no âmbito da Operação Verde Brasil 2 e destacará que as queimadas na Floresta Amazônica estão proibidas pelo Decreto de Moratória do Fogo (Dec. nº 10.424, de 15/06/2020) e estão sujeitas a penalidades; alertará para os riscos que representam ao meio ambiente e à saúde e segurança da população local; estimulará o uso de métodos mais seguros para limpeza e preparo do terreno em atividades agrícolas e pecuárias; e incentivará a denúncia pelo número 0800 61 8080 do Ibama ou pelo aplicativo Guardiões da Amazônia, que permite o registro fotográfico e das coordenadas geográficas de uma queimada.
A atividade será realizada por etapas, com reforço nas mensagens-chave pelo período de aproximadamente dois meses, em função do verão amazônico, quando historicamente os índices de queimadas se elevam. A ação compreenderá a distribuição de cartazes na região amazônica; conteúdo para mídias sociais, spots de rádio; vídeos curtos, questionário de conscientização, entrega de cartilhas, além de entrevistas e publicações de notícias e releases pelos órgãos envolvidos.
O conceito e todo material gráfico e audiovisual da Campanha foram elaborados no âmbito de grupo de trabalho interministerial coordenado pela Vicepresidência da República e formado por representantes dos ministérios da Defesa; do Meio Ambiente; da Saúde; da Ciência, Tecnologia e Inovações; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e das Comunicações, além do Ibama e do ICMBio. Não houve contratação de agência de publicidade.
Além das pastas envolvidas, a distribuição das peças da Campanha contará com o apoio dos Comandos Conjuntos ativos na região amazônica e das secretarias estaduais de meio ambiente. O material também estará disponível, para consulta e para baixar, na página da Vice-presidência da República na internet.
Portal: https://www.gov.br/planalto/pt-br/conheca-a-vice-presidencia Twitter: https://twitter.com/GeneralMourao Contatos: imprensa.vpr@presidencia.gov.br e (61) 3411-3730/3726 Brasília, 19 de agosto de 2020