Notícias
Palavras do Vice-Presidente da República à Imprensa sobre Visita Oficial ao Uruguai
Senhoras e Senhores, boa tarde.
Ao longo deste dia 6 de maio, no contexto de minha visita oficial à República Oriental do Uruguai, participei de reuniões com autoridades locais, além de representantes do setor privado brasileiro e uruguaio. Creio ter sido uma agenda muito produtiva no sentido de promover as relações bilaterais e tratar de temas relevantes nas áreas de comércio, investimentos, cooperação, integração fronteiriça, entre outros.
Na manhã de hoje, reuni-me com o Embaixador do Brasil no Uruguai, Marcos Raposo Lopes, e com o Representante Permanente do Brasil junto à Associação Latino-americana de Integração e ao Mercosul, Antonio Simões, que me apresentaram um panorama das iniciativas do Governo do Presidente Jair Bolsonaro para fortalecer a relação estratégica entre Brasil e Uruguai, que inclui a nossa parceria no âmbito do Mercosul e da Aladi.
No encontro que tive com o Secretário-Geral da Aladi, Doutor Sergio Abreu, discutimos questões fundamentais para impulsionar a economia e a geração de empregos na região, como facilitação do comércio regional, infraestrutura e micro, pequenas e médias empresas.
Com a Vice-Presidente do Uruguai, Senhora Beatriz Argimon, pude repassar os principais pontos da pauta bilateral, ocasião em que convergirmos sobre a solidez das relações entre nossos países e sobre a importância de estreitarmos a cooperação em temas estratégicos, com ênfase no comércio e na integração fronteiriça, e a continuarmos a avançar no processo de modernização do Mercosul.
Agora há pouco, conclui minha participação em encontro empresarial no qual estiveram presentes mais de vinte empresas brasileiras e uruguaias, o que demonstra o interesse do setor privado em aumentar o volume de investimentos bilaterais e em melhorar o ambiente de negócios em ambos os países.
Agradeço ao Governo e ao povo uruguaio pela receptividade e acolhida que tive neste país irmão e ao Itamaraty pelos esforços para conclusão exitosa desta visita.
Muito obrigado.