Discurso do Vice-Presidente da República por ocasião da Abertura da VI Sessão Plenária da Comissão de Alto Nível de Concertação e Cooperação – VI COSBAN
Senhor Vice-Presidente Wang Qishan,
Esta sexta COSBAN ocorre em momento notável das nossas relações, a exatos três anos da última reunião plenária, em Pequim. Naquela oportunidade, a delegação brasileira foi recebida de maneira memorável. Infelizmente, as dificuldades sanitárias não me permitiram retribuir a Vossa Excelência e aos amigos chineses a gentil acolhida.
Desde nosso último encontro, o mundo passou por desafio inédito, a pandemia da COVID-19, e por importantes mudanças geopolíticas. Embora esse período de incertezas tenha exigido de nós grande capacidade de adaptação e resiliência, noto com satisfação que Brasil e China foram capazes de aprofundar sua parceria estratégica global, de modo continuado, estável e mutuamente benéfico.
Senhor Vice-Presidente,
Nossos países, nos últimos três anos, demonstraram a importância da atuação internacional conjunta de duas grandes nações em desenvolvimento. Somos gratos pelos insumos originários da China para parcela das vacinas aqui oferecidas. O Brasil, igualmente, contribuiu para a segurança alimentar chinesa, e consolidou-se como fornecedor confiável de produtos agropecuários de alta qualidade e produzidos de maneira sustentável.
Reforçamos nossos laços políticos, alicerçados na convergência de ideais como a paz e o direito ao desenvolvimento, bem como na valorização do diálogo diplomático abrangente e construtivo. É nesse sentido que mantemos contatos próximos na ONU, no BRICS, no G20 e na OMC.
Apesar da atual conjuntura, tivemos nos últimos dois anos recordes comerciais seguidos. Os primeiros meses deste ano permitem antever que, ao final de 2022, teremos ainda mais a celebrar. Empresas brasileiras ampliaram sua presença na China, e saudamos que o Brasil seja o principal destino de investimentos chineses na América Latina. Noto com satisfação nosso compromisso com a ampliação qualitativa e quantitativa do comércio e dos investimentos bilaterais.
Senhor Vice-Presidente,
A força dos vínculos entre nossos países e sociedades nos motiva a buscar ainda mais pontos de convergência em assuntos de interesse recíproco. Com isso em mente, congratulo-me com Vossa Excelência pelo excelente trabalho de nossas delegações em finalizar a nova estrutura da COSBAN e os novos planos orientadores do relacionamento. Esses documentos expressam nosso objetivo de garantir o desenvolvimento sustentável de Brasil e China, em suas vertentes econômica, social e ambiental.
Senhor Vice-Presidente, senhoras e senhores,
As iniciativas bilaterais que repassamos hoje refletem nossas realizações e projetam o futuro promissor de nossa cooperação. Cabe ainda mencionar a contribuição do setor privado e da academia para o adensamento dos contatos intergovernamentais e interpessoais entre brasileiros e chineses, com destacada atuação do Conselho Empresarial Brasil-China.
Tenho grande confiança no engajamento mútuo em prol de nossa parceria estratégica global e espero que o diálogo desta VI Sessão Plenária da COSBAN nos aproxime ainda mais.
Muito obrigado.