Notícias
NOTA À IMPRENSA
Visita à Índia do Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin — 15 a 17 de outubro
A convite do governo indiano, o Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, visitou a Índia entre os dias 15 e 17 de outubro. Sua comitiva foi integrada pelos Ministros da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, e da Saúde, Alexandre Padilha. Sua comitiva também foi integrada pelo Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Marcelo Damasceno, pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante Renato Rodrigues de Aguiar Freire, pelo Presidente da Agência Espacial Brasileira, Dr. Marco Antonio Chamon, e por representantes da Casa Civil da Presidência da República e dos Ministérios da Defesa, das Relações Exteriores, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, das Minas e Energia, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, da APEX-Brasil, da ANVISA, da Fundação Oswaldo Cruz e da Petrobras.
O objetivo da visita foi avançar no diálogo e na cooperação com a Índia em comércio, defesa, energia, mineração, saúde, inclusão digital e aeroespacial, entre outros setores, e iniciar os preparativos à visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Índia em fevereiro de 2026.
Em Nova Delhi, o Vice-Presidente Alckmin foi recebido pelo Vice-Presidente da Índia, Chandrapuram Ponnusami Radhakrishnan, e manteve reuniões de trabalho com os titulares das pastas das Relações Exteriores, da Defesa, do Comércio e Indústria e do Petróleo e Gás Natural. O Vice-Presidente inaugurou o escritório comercial da Embraer na Índia e visitou o instituto de medicina ayurvédica “All India”, do Ministério do AYUSH (Ayurveda, Yoga e Naturopatia, Unani, Siddha e Homeopatia).
Missão representativa de empresários brasileiros também acompanhou o Vice-Presidente Alckmin na visita. Nos dias 16 e 17, realizou-se o Diálogo Empresarial Brasil-Índia, que contou com a participação de mais de 250 empresas dos setores de alimentos, aviação, bebidas, agronegócio, construção, tecnologia, química e saúde, máquinas e equipamentos, energia, plásticos e moda, entre outros.
O Vice-Presidente participou de sessão solene na abertura do evento, quando foi assinado o Termo de Referência para a constituição do Fórum de Líderes Empresariais Brasil-Índia, entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação das Câmaras de Comércio e Indústria Indianas (FICCI). Manteve, ainda, encontros com empresários brasileiros e com representantes de grandes empresas indianas.
A visita do Vice-Presidente à Índia resultou em avanços concretos em diversos temas da pauta bilateral. Cabe destacar o entendimento para expandir o Acordo de Comércio Preferencial entre a Índia e o MERCOSUL de 17 de junho de 2003; a assinatura de contrato e plano de trabalho entre a Fundação Oswaldo Cuz e a Biological-E para pesquisa e transferência de tecnologia de vacinas para o Brasil; o anúncio da facilitação na emissão de vistos de negócios, mediante a adoção de procedimento eletrônico; o anúncio do lançamento de Centro Conjunto Brasil-Índia em Infraestruturas Públicas Digitais (DPI), previsto para ocorrer em Brasília, em 30 de outubro, e o início do projeto-piloto para uso de DPI no Cadastro Ambiental Rural, com apoio técnico do Instituto Internacional de Tecnologia de Informação de Bangalore (IIIT-B) e do Center for Open Societal Systems (COSS). A visita ensejou a promulgação, pelo Governo brasileiro, do Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos e do Protocolo Alternado a Convenção Destinada a Evitar a Dupla Tributação e Prevenir a Evasão Fiscal em Matéria de Impostos sobre a Renda, ambos firmados com a Índia, cumprindo assim as exigências constitucionais para sua ratificação.
Em 2024, a Índia foi o 9º maior parceiro comercial do Brasil, com corrente de comércio de US$ 12 bilhões. O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Primeiro-Ministro da Índia Narendra Modi estabeleceram a meta de elevar o comércio entre os dois países para US$ 20 bilhões até 2030. Entre setembro de 2023 e setembro de 2025, o Brasil enviou mais de 80 missões de promoção comercial e de investimentos à Índia, buscando oportunidades de negócios nas áreas de indústria de defesa, aviação, agricultura e energia, entre outras. Nos últimos três anos, verificam-se aumentos substanciais no fluxo de investimentos indianos no Brasil e vice-versa.
Brasil e Índia mantêm excelente diálogo e fluida coordenação sobre assuntos de interesse comum no âmbito das Nações Unidas, do G20, do BRICS, do IBAS, do BASIC e de outras instâncias multilaterais.