Manuel Vitorino

- Manuel Vitorino
Manuel Vitorino Pereira nascido em Salvador, estado da Bahia, no dia 30 de janeiro de 1853. Na infância, foi aprendiz na loja de móveis do pai, trabalhando como marceneiro por seis anos. Mais tarde, seguiu o exemplo de um irmão e ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia.
Formou-se em 1876 e no mesmo ano ingressou no Partido Liberal, liderado na Bahia pelo senador Manuel Pinto de Sousa Dantas. A partir de abril de 1885, assumiu a secretaria do diretório do Partido Liberal na Bahia e a chefia de redação do Diário da Bahia, jornal vinculado ao partido.
Em 1890, Manuel Vitorino candidatou-se a deputado federal constituinte, mas, apesar de bem votado, não teve sua eleição reconhecida. No ano seguinte, eleito senador estadual pelo Partido Federalista da Bahia, foi um dos principais formuladores da Constituição do estado, tendo assumido a defesa do presidencialismo e de um Executivo forte. Em 1891, ocupou uma cadeira no Senado Federal, na vaga aberta pela renúncia de José Antônio Saraiva. A partir de então, aproximou-se do grupo político do vice-presidente Floriano Peixoto, afastando-se de Rui Barbosa, que lhe fazia oposição.
Em 1893 participou ativamente da reunião de fundação do Partido Republicano Federal (PRF), o primeiro partido criado com o objetivo de obter representatividade nacional. Reeleito, em setembro do mesmo ano foi indicado candidato do PRF à VicePresidência da República, formando chapa com o paulista Prudente de Morais. Ambos foram eleitos, na primeira eleição presidencial direta do país. Na condição de vice-presidente, acumulou a Presidência do Senado, conforme estabelecia a Constituição da época. No dia 10 de novembro de 1896, assumiu a Presidência da República devido ao afastamento de Prudente de Morais, por motivo de doença.
Faleceu aos 49 anos, no dia 9 de novembro de 1902, no Rio de Janeiro. Foi casado e teve oito filhos.