Estácio Coimbra

- .
Estácio de Albuquerque Coimbra, advogado, nascido no engenho Tentugal, no município de Barreiros, estado de Pernambuco, em 22 de outubro de 1872.
Em 1892, bacharelou-se em Direito, ainda como acadêmico, colaborou em diversos jornais. Em julho de 1894, Estácio Coimbra colaborou na organização do Partido Republicano de Barreiros, filiado no plano estadual e nacional ao Partido Republicano Federal, chefiado pelo general Francisco Glicério, iniciando a sua vida política.
No Rio de Janeiro, em 1922, a Reação Republicana – movimento que nas eleições presidenciais havia apoiado a chapa Nilo Peçanha/J. J. Seabra, derrotada pela chapa Artur Bernardes/Urbano Santos – desfechou uma nova tentativa, procurando garantir a posse de J. J. Seabra na Vice-Presidência da República no lugar do falecido Urbano Santos. Diante da recusa do Supremo Tribunal Federal (STF) em reconhecer o direito de Seabra ao cargo, o Congresso convocou novo pleito, que foi realizado no dia 20 de agosto, dando a vitória a Estácio Coimbra.
Em 15 de novembro de 1922, enquanto Artur Bernardes assumia a chefia da nação, Coimbra tomou posse como vice-presidente da República, assumindo igualmente, nos termos da Constituição de 1891, a Presidência do Senado e do Congresso Nacional.
Estácio Coimbra faleceu em Recife, no dia 9 de novembro de 1937. Deixou, ainda manuscritas, suas memórias e um trabalho sobre seu mandato como vice-presidente da República.