Declaração à imprensa do senhor porta-voz general Rêgo Barros- São Paulo/SP
São Paulo/SP, 27 de janeiro de 2019
Pessoal, boa tarde.
O nosso primeiro encontro aqui na cidade de São Paulo, o senhor presidente me pediu que também apresentasse para vocês alguma coisa a respeito de Brumadinho.
Inicialmente eu quero tecer comentários sobre o boletim médico que será disponibilizado para vocês e vou lê-lo.
O excelentíssimo presidente da República Jair Bolsonaro, foi submetido à avaliação clínica pré-operatória, exames laboratoriais e de imagem, com resultados normais. A cirurgia de reconstrução do trânsito intestinal será confirmada para amanhã, dia 28. Assinam o boletim o doutor Antônio Luiz Macêdo, o doutor Leandro Echenique e o doutor Miguel Cendoroglo. Eu acabei de estar com presidente, está muito animado, está feliz pelos resultados do exame e amanhã, com toda a certeza, o êxito da cirurgia fará com que ele possa desencadear as suas atividades de presidente da República da melhor forma possível, em nome do nosso País, em nome da nossa sociedade.
A cirurgia ocorrerá na parte da manhã, o horário ainda está por efetivamente ser definido e assim que nós tivermos o resultado da cirurgia participado ao porta-voz e à família, por meio dos médicos que a realizarão os senhores receberão as nossas informações. Tão pronto essas informações estejam abertas ao público, os senhores serão um dos primeiros a obterem os dados sobre a cirurgia.
No que toca a Brumadinho, a respeito do rompimento da barragem de Brumadinho, a Presidência da República informa que mantém ativado o comitê para acompanhamento das ações em apoio ao governo estadual e para o assessoramento ao presidente da República.
Convém destacar a dedicação, o empenho e o protagonismo que o governo de Minas Gerais tem apresentado, comprovando seu compromisso com o bem-estar de sua população. Neste dia, o Brasil recebeu a valorosa ajuda do governo de Israel para os trabalhos de resgate de pessoas e estabilização da área. São cerca de 150 homens e mulheres, além de equipamentos para reforçar a importante missão em Brumadinho.
O presidente pediu para destacar o imediato apoio do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, assim que ele realizou o telefonema ontem, logo após o retorno da região. Quase que de imediato mostrando prontidão e aceitação da missão, essa equipe se pôs a caminho e deverá estar tocando o solo em torno das 22 horas local, Confins.
Eu tenho mais alguns dados, mas me permito abrir espaço para algumas perguntas, não muitas, porque tenho que retomar o contato com a atividade junto ao próprio presidente. Por favor.
Jornalista: Inaudível
Porta-Voz: Normais. São os exames previstos dentro do protocolo do hospital realizados para essa fase pré-operatória. Eu não tenho condições técnicas de aprofundar, mas conversei com o doutor Leandro que me disse que os exames estão normais. Aliás, foi muito otimista, que os exames estão muito bons.
Jornalista: Inaudível
Porta-Voz: O equipamento, perdão, o grupamento de crise está trabalhando em cima desses detalhes jurídicos. Eu não quero avançar porque eu não tenho os dados. Outros fatos já estão sendo desencadeados, todo dia tem sido feitas reuniões de manhã, de tarde e às vezes à noite. Hoje à noite mesmo nós teremos uma outra reunião e esse comitê, capitaneado pela Casa Civil, tem se mostrado bastante eficiente em apoio ao governo de Minas Gerais. Então, eu prefiro não adiantar questões referentes a recursos porque não as tenho de pronto, mas sei que esse, esse comitê está prestes a apresentar ao senhor presidente da República propostas nesse sentido.
Jornalista: Inaudível
Porta-Voz: Claro. Após as 48 horas, e nesse interregno o senhor vice-presidente da República estará assumindo interinamente a Presidência da República. Aqui no hospital, ao costado, ao lado, no quarto onde o presidente estará a realizar a sua recuperação, existe um dispositivo montado pelo Gabinete de Segurança Institucional com todo o equipamento, com toda a possibilidade técnica. Que permita ao presidente, daqui de Brasília, orientar os seus ministros e os seus órgãos, e até mesmo mediante autorização do médico, receber para despachos ministros que venham de Brasília. Então a estrutura está montada com a capacidade tecnológica de proteção ao presidente bastante avançada.
Jornalista: Inaudível
Porta-Voz: Não, não está tendo questão de nível de risco. Como no que tange ao tempo de recuperação, os médicos nos sinalizaram algo como 10 dias.
Jornalista: Inaudível
Porta-Voz: Não tenho esse dado. Sei que esses médicos que assinaram o laudo, mais alguns médicos da Presidência da República, participarão da cirurgia em si. Obviamente capitaneados pela equipe do Einstein. Com todo o cabedal de conhecimento, capacidade técnica que lhes é peculiar.
Jornalista: Inaudível
Porta-Voz: Uma série de ações, sob o ponto de vista jurídico estão sendo conformadas por esse gabinete de crise que serão apresentadas ao senhor presidente da República. Que tem demonstrado, sim, preocupação no sentido de que este, efetivamente, seja o último grande desastre ambiental que o nosso País passa e que tanto preocupa. Pelo fato do próprio desastre ambiental, e que tanto preocupa sob o ponto de vista de imagem do País lá fora.
Jornalista: Inaudível
Porta-Voz: O presidente superou isso de uma forma muito positiva, ele saberia que estaria a ponto de fatigar-se. No entanto ele, até porque traz na sua raiz a percepção de que é importante que o comandante, que o líder esteja na frente de combate a liderar os seus comandados. Então, ele foi lá, demonstrou esse esforço pessoal de participar desse primeiro evento, imediatamente à crise, ao desastre na sexta-feira. Retornou cansado, sim, mas pronto para enfrentar com serenidade e crença em Deus a cirurgia que está por vir.
Jornalista: Inaudível
Porta-Voz: Está muito tranquilo. Está esperando o jogo do Palmeiras. Eu só não sei se o Palmeiras vai ganhar, não é?
Jornalista: Inaudível
Porta-Voz: Não, o gabinete de crise está focado para Brumadinho.
Jornalista: Inaudível
Porta-Voz: Ele fala com o presidente ainda hoje. Tem abastecido o presidente. O presidente tem recebido, diariamente, notificações dos seus ministros, que estão enlaçados com as atividades referente a Brumadinho. Há pouco mesmo, me comentou que alguns ministros têm passado as informações e dirimido quaisquer dúvidas que eventualmente possa ainda persistir. Última pergunta.
Jornalista: Inaudível
Porta-Voz: Não tenho essa informação para você nesse momento. Poderei naturalmente aprofundar e no nosso próximo briefing esclarecer com tranquilidade e transparência. Está bom?
Pessoal, uma boa noite. Muito obrigado. Peço a oração de todos vocês para que o nosso presidente vença esse desafio e que, muito em breve, esteja no exercício pleno da sua função, junto à nossa sociedade e ao nosso País.
Paz e bem.
Ouça a íntegra (09min55s) da declaração do Porta-Voz.