Notícias
UNIÃO
Lula sobre a Caravana do Governo do Brasil em Minas Gerais: “Integração entre os entes federados”
A ação em Belo Horizonte ofereceu atendimento e suporte técnico para a implementação de políticas públicas, por meio dos balcões de ministérios e órgãos federais, entre outros serviços - Foto: Ricardo Stuckert/Secom-PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta quinta-feira, 11 de dezembro, da abertura da escala de Belo Horizonte (MG) da Caravana Federativa, no Expominas. A iniciativa consolida o compromisso de tornar o Governo do Brasil mais acessível e resolutivo para entes, estados e municípios.
“Essa viagem pelo Brasil com os nossos ministros não é nada mais, nada menos do que uma integração entre os entes federados. Prefeitos, atendam ao apelo do Padilha. Vão lá no estande da saúde para dizer se vocês querem ambulância odontológica, se vocês querem ambulância de tomografia, se vocês querem de ressonância magnética. Vão dizer o que vocês querem. Porque foi assim que nós fizemos o PAC”, destacou.
Essa viagem pelo Brasil com os nossos ministros não é nada mais, nada menos do que uma integração entre os entes federados. Prefeitos, atendam ao apelo do Padilha. Vão lá no estande da saúde para dizer se vocês querem ambulância odontológica, se vocês querem ambulância de tomografia, se vocês querem de ressonância magnética. Vão dizer o que vocês querem. Porque foi assim que nós fizemos o PAC”
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Presidente da República
A ação na capital mineira ofereceu atendimento e suporte técnico para a implementação de políticas públicas, por meio dos balcões de ministérios e órgãos federais, além de oficinas temáticas voltadas à qualificação de gestores municipais e estaduais.
Ao discursar na caravana, Lula lembrou da cerimônia que participou nesta manhã em Itabira (MG), na qual o Governo do Brasil entregou cinco novos aceleradores lineares no município mineiro, Goiânia (GO), São Luís (MA), Marília (SP) e Colatina (ES). “A máquina que nós fomos inaugurar hoje para fazer radioterapia em Itabira, é a que a gente vai montar no Brasil inteiro. O que nós queremos é dar ao povo pobre o direito pleno de cidadania e de respeitabilidade. É por isso que a gente está fazendo com que essas máquinas que pareciam impossíveis cheguem até o povo”, declarou.
4 MIL INSCRITOS — A ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) ressaltou que a caravana teve mais de 4 mil pessoas inscritas e mais de 600 municípios representados por prefeitos, vereadores, vereadoras e gestores municipais. “Essas caravanas são muito importantes para a relação que nós estabelecemos com os entes federativos. Elas servem para trazer o Governo Federal até o Estado e facilitar o contato”, explicou. Gleisi também pontuou entregas realizadas durante a ação, como doação de computadores e cessão de patrimônio da União para ajudar os municípios.
DIREITOS HUMANOS — Durante a ação, a ministra Macaé Evaristo (Direitos Humanos e Cidadania) enfatizou o trabalho conjunto com os municípios para avançar na proteção a crianças, adolescentes e idosos. “A gente está fazendo com a prefeita Margarida [Salomão, de Juiz de Fora] um centro integrado de atenção à infância, para avançarmos na proteção das crianças. Também temos um olhar para a população idosa e estamos trabalhando com alguns municípios mineiros. Estamos chegando em Minas Gerais com o programa Envelhecer Sem Limites, que olha para a pessoa idosa, especialmente aquela que, em função do envelhecimento, está agora numa situação de deficiência ou de imobilidade”, contou.
Presidente Lula participa da abertura da Caravana Federativa em Minas Gerais https://t.co/SBoaMqTxjh
— Lula (@LulaOficial) December 11, 2025
OBRAS — O ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) elencou algumas das entregas do Governo do Brasil para o estado: “A duplicação da BR 381, de BH a Governador Valadares, atualmente é o maior canteiro de obras de rodovias federais do país. A municipalização do nosso anel rodoviário. Mais de R$ 600 milhões para as cidades. E eu tive a alegria de ir dos municípios do entorno de Furnas, e muitos prefeitos estão aqui presentes. 2.200 obras do PAC em andamento no Estado, com recursos de R$ 137 bilhões”.
ESPECIALISTAS — Na caravana, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que o programa Agora Tem Especialistas está permitindo que santas casas e hospitais privados que não atendiam o SUS e que tenham dívida com a União paguem esses débitos na forma de atendimento de saúde à população. “Agora, graças ao presidente, essas dívidas viram mais cirurgias, mais exames, mais consultas especializadas para o paciente que está esperando na fila do SUS, e com isso, vai poder fazer atendimento. Hoje nós vamos assinar dois contratos como esse, de hospitais aqui de Belo Horizonte, que são hospitais privados ou hospitais filantrópicos, que vão ampliar o atendimento à população de Belo Horizonte por meio do Agora Tem Especialistas”, afirmou.
INSTRUÇÃO — O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, ressaltou a importância dessa iniciativa federal para os municípios. “Porque nós, prefeitos, às vezes não conseguimos fazer algo para o nosso município, não é porque não queremos, não é porque não temos condições, é porque não sabemos a quem recorrer. E quando o Governo Federal abre essa estratégia de conversar com as pessoas, de se aproximar dos municípios, ele me dá a condição de aprender que eu posso fazer aquilo pelo meu povo e que eu tenho aquilo no Governo Federal”, disse.
DIÁLOGOS — A programação inclui uma série de diálogos federativos a partir de temas como: o papel dos consórcios regionais na implementação de políticas públicas; programas e projetos estruturantes do Governo do Brasil para Minas Gerais; a atuação dos vereadores na construção e fiscalização das políticas públicas; a participação das mulheres nos espaços de poder; ações federais para reparação do crime ambiental na bacia do Rio Doce e no Litoral Norte Capixaba. A edição incorpora ainda o Fórum da Participação Social, que debate a atuação de atores locais na construção de políticas nos territórios.
A primeira edição da Caravana ocorreu na Bahia, em 2023. Desde então, o evento já percorreu diversos estados, como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, Maranhão, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Amapá, Piauí e Pará.
