Notícias
RELAÇÕES EXTERIORES
Homenagem com Torre Eiffel nas cores brasileiras encerra primeiro dia da visita de Estado de Lula à França
Os presidentes Lula e Emmanuel Macron ao lado das primeiras-damas Janja e Brigitte. Ao fundo, Torre Eiffel iluminada com as cores brasileiras. Foto: Ricardo Stuckert / PR
O primeiro dia da visita de Estado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à França terminou com uma homenagem especial ao Brasil no principal cartão postal do país europeu. A Torre Eiffel, em Paris, foi iluminada com as cores verde e amarela, numa referência à presença da delegação nacional no país. “Esta noite a Torre Eiffel veste as cores do Brasil”, resumiu Lula, em postagem nas redes sociais. Na foto com o monumento ao fundo, Lula aparece ao lado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, do presidente Emmanuel Macron e da primeira-dama da França, Brigitte Macron.
A jornada do presidente brasileiro nesta quinta-feira, 5 de junho, foi intensa. Teve início com uma recepção oficial na Esplanada dos Inválidos, numa cerimônia de boas-vindas, seguida por ampla reunião bilateral com Emmanuel Macron e de declaração conjunta à imprensa no Palácio do Eliseu. Entre os destaques da fala do líder brasileiro, uma perspectiva otimista em torno da finalização do acordo entre a União Europeia e o Mercosul e o posicionamento sobre os conflitos na Ucrânia e em Gaza.
No período da tarde, Lula recebeu uma homenagem especial da Academia Francesa, teve uma reunião com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo e conversou com integrantes da comunidade brasileira na França. No início da noite, participou de jantar de Estado oferecido pelo governo francês.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Luiz Inácio Lula da Silva (@lulaoficial)
RETOMADA - A visita de Lula é a primeira de um chefe de Estado brasileiro à França em 13 anos e junta-se a um amplo processo de retomada das relações entre as nações, iniciada a partir de 2023 e que teve como um dos destaques a visita de Macron ao Brasil no ano passado. É a terceira visita de Estado do presidente Lula ao país. As anteriores foram em 2005, durante a presidência de Jacques Chirac, e em 2009, na presidência de Nicolas Sarkozy.
ASSINATURAS - “Discutimos uma ampla agenda bilateral. Os mais de 20 instrumentos assinados hoje refletem a diversidade e a densidade da nossa relação”, afirmou o presidente brasileiro. “Temos a mesma visão de mundo, um humanismo a serviço do progresso. Evocamos a nossa parceria a serviço dos grandes desafios globais”, reforçou Macron.
AGENDA - Nesta sexta, o presidente segue repleto de compromissos. No início da manhã francesa, às 9h30 (4h30 do Brasil), Lula recebe o título de Doutor Honoris Causa na Universidade Paris 8. Na sequência, visita a exposição “Nosso Barco Tambor Terra”, de Ernesto Neto, na companhia de Emmanuel Macron e da primeira-dama, Brigitte. Por volta das 12h em Paris, o presidente participa da cerimônia de certificação do Brasil como país livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal. À tarde, Lula acompanha o encerramento do Fórum Empresarial Brasil - França e tem audiências bilaterais.
COMÉRCIO – A França é a terceira maior origem de investimentos diretos no Brasil, com US$ 66,34 bilhões em estoque. Em 2024, a corrente comercial entre Brasil e França atingiu US$ 9,1 bilhões, crescimento de 8% na comparação com o ano anterior. Estima-se que mais de mil empresas francesas atuem no Brasil, sendo diretamente responsáveis pela geração de cerca de 500 mil postos de trabalho no mercado brasileiro.
CULTURA — Em 2025, Brasil e França celebram 200 anos de relações bilaterais. Além da visita de Estado ao país europeu, o bicentenário será marcado pelas temporadas culturais cruzadas. São mais de 300 eventos previstos no âmbito do Ano Brasil-França 2025 que já se iniciaram e vão até setembro. Os eventos relativos ao Ano França-Brasil 2025 ocorrerão de setembro a dezembro.
