Notícias

Infraestrutura

Presidente Jair Bolsonaro participa da entrega das obras de reforma no Aeroporto de Congonhas

As obras na pista principal foram concluídas com 32 dias
Publicado em 05/09/2020 16h28
Presidente Jair Bolsonaro participa da entrega das obras de reforma no Aeroporto de Congonhas

As obras contaram com um investimento de R$11,5 milhões - Foto: Carolina Antunes/PR

O Presidente Jair Bolsonaro, acompanhado do Ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas, participou neste sábado (5) da entrega da obra da principal pista do aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

O novo pavimento torna as operações de pouso e de decolagem mais seguras, com aumento da capacidade de drenagem da água da chuva e da aderência para os pneus das aeronaves. As obras foram concluídas no prazo previsto de 32 dias e contaram com um investimento de R$ 11,5 milhões.

Durante o período de trabalho, foram feitas a fresagem do revestimento asfáltico antigo, a execução de camada estrutural de concreto asfáltico (CBUQ) com grooving na região das cabeceiras, e a aplicação de camada superficial porosa de atrito (CPA), bem como a sinalização horizontal.

As atividades exigiram um trabalho coordenado, que contou com duas usinas de asfalto para atender a obra. Os materiais foram manejados por 120 caminhões, quatro vibroacabadoras (equipamento de pavimentação), três fresadoras de asfalto, um equipamento de grooving e 30 torres de iluminação, que permitiram que os 180 profissionais trabalhassem em três turnos, executando a obra, dentro do cronograma, nos 1.940 metros de comprimento da pista.

O bom andamento dos trabalhos contou também com a contribuição das companhias aéreas, da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), da Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG) e dos demais entes públicos relacionados, como o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), a Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura e a Agência Nacional de Aviação Civil, os quais desde o início do ano participaram do planejamento de cada etapa das obras.

 

Com informações do Ministério da Infraestrutura