Notícias

Pronunciamento

Presidente Bolsonaro reafirma compromisso com liberdade, democracia e soberania do País

Pronunciamento em celebração ao Dia da Independência do Brasil foi ao ar às 20 horas desta segunda-feira em cadeia nacional de rádio e televisão
Publicado em 07/09/2020 21h25
Presidente Bolsonaro reafirma compromisso com liberdade, democracia e soberania do País

O Presidente lembrou do Dia da Independência, comemorado hoje, como um marco para a liberdade e a democracia - Foto: Carolina Antunes/PR

Em cadeia nacional de rádio e televisão na noite desta segunda-feira (7), o Presidente da República, Jair Bolsonaro, lembrou do Dia da Independência, comemorado hoje, como um marco para a liberdade e a democracia.

Mais cedo, participou de cerimônia em celebração da data, no Palácio do Alvorada, residência oficial em Brasília (DF). “A independência nos deu a liberdade para decidirmos nossos destinos e a usamos para escolher a democracia”, disse Bolsonaro no pronunciamento, que foi ao ar 20 horas (horário de Brasília).

O Presidente reafirmou o compromisso com a Constituição e a democracia, e ressaltou a importância da luta pela liberdade. “No momento em que celebramos essa data tão especial, reitero, como Presidente da República, meu amor à Pátria e meu compromisso com a Constituição e com a preservação da soberania, democracia e liberdade, valores dos quais nosso País jamais abrirá mão”, afirmou.

“A Independência do Brasil merece ser comemorada hoje em nossos lares e em nossos corações. A Independência nos deu a liberdade para decidirmos nossos destinos e a usamos para escolher a democracia. Formamos um povo que acredita poder fazer melhor”, disse o Presidente.

Para o Presidente Jair Bolsonaro, o ato de Dom Pedro I deu ao mundo o recado de que o Brasil jamais aceitaria ser submisso a outra nação e abriria mão de suad liberdade.

Com os 198 anos da proclamação da Independência do Brasil, o País tem uma posição de destaque entre as nações, segundo o Presidente.

"Passados quase dois séculos da Independência, nos quais enfrentou e superou inúmeros desafios, o Brasil consolidou sua posição no concerto das nações”, concluiu.

Identidade Nacional

O Chefe do Poder Executivo afirmou que, após o Brasil ganhar autonomia, a identidade nacional começou a ser desenhada com a miscigenação entre índios, negros e brancos. Posteriormente, vieram os imigrantes. As religiões, as crenças e os comportamentos foram assimilados e respeitados, e o Brasil desenvolveu o senso de tolerância onde os diferentes tornavam-se iguais. "O legado dessa mistura é um conjunto de preciosidades culturais, étnicas e religiosas que foram integradas aos costumes nacionais e orgulhosamente assumidas como brasileiras”, destacou.

Durante o pronunciamento, o Presidente acrescentou que os brasileiros sempre lutaram por liberdade. Ele lembrou que, ainda no século XIX, no período do Império, o Brasil foi invadido e agredido, mas derrotou a todos.

Também ressaltou a ajuda da Força Expedicionária Brasileira à Europa, no século XX, durante a Segunda Guerra Mundial, contra o nazismo e o fascismo. “O sangue dos brasileiros sempre foi derramado por liberdade.

Vencemos ontem, estamos vencendo hoje e venceremos sempre”, declarou.