Notícias
REUNIÃO
Comissão de Ética Pública discute Código de Ética do IBGE e situações de Conflito de Interesses
O presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República (CEP), Bruno Espiñeira Lemos, recebeu, na tarde da última quarta-feira (21), juntamente com o secretário-executivo da CEP, Leonardo Câmara Pereira Ribeiro, o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Márcio Pochmann, para reunião institucional destinada ao intercâmbio de informações e ao fortalecimento do diálogo sobre ética pública e integridade institucional. Participaram, ainda, do encontro o Sr. Denis Maracci, assessor da Presidência e o Coordenador-Geral do Centro de Documentação e Disseminação de Informações, José Daniel Castro da Silva, que contribuíram com exposições técnicas relacionadas às práticas adotadas pelo IBGE.
Na ocasião, foram apresentadas as iniciativas desenvolvidas pelo IBGE voltadas à criação e à atualização de seu Código de Ética, bem como os procedimentos adotados para o tratamento de situações envolvendo potenciais conflitos de interesses, evidenciando a preocupação do órgão com a consolidação de uma cultura institucional pautada pela integridade, pela transparência e pelo respeito aos princípios éticos que regem a administração pública federal.
Durante a reunião, também foram compartilhadas informações acerca da relevante atuação do IBGE na produção e disseminação de dados estatísticos oficiais, ressaltando-se o papel estratégico da instituição para o planejamento, a formulação e a avaliação de políticas públicas no País. Nesse contexto, destacou-se o cuidado do Instituto na condução de suas atividades, especialmente no que se refere à governança de dados, ao respeito ao sigilo estatístico e à observância das normas aplicáveis à proteção de informações sensíveis.
A Comissão de Ética Pública registrou, ao final, o reconhecimento quanto à importância institucional do IBGE para o Estado brasileiro, bem como à postura diligente demonstrada pelo órgão no enfrentamento de questões éticas e na prevenção de conflitos de interesses. A reunião reafirmou a relevância do diálogo permanente entre as instituições, como instrumento de fortalecimento da ética pública e de aprimoramento das práticas de integridade no âmbito da Administração Pública Federal.