Notícias
XXV Seminário Ética na Gestão
Premiação e lançamento de edital do Concurso “Boas Práticas na Gestão da Ética” encerram Seminário
Publicado em
19/05/2025 20h05
Atualizado em
20/05/2025 15h46
- Foto: Representantes das comissões de ética premiadas no X Concurso "Boas Práticas na Gestão da Ética" recebem placas de homenagem (Fotos: George Alcântara/SECEP)
Na tarde do dia 16 de maio, representantes das comissões de ética das instituições premiadas no X Concurso “Boas Práticas na Gestão da Ética” subiram ao palco para receber as placas de homenagem e compartilhar as iniciativas reconhecidas, apresentando os resultados e impactos das ações desenvolvidas em seus respectivos órgãos.
Na categoria B, a Presidente da Comissão de Ética da NAV Brasil Serviços de Navegação Aérea S.A., Mara Danielle Garcia Freire, recebeu o reconhecimento pelo projeto “Integridade e Ética NAV Brasil, Decolagem Autorizada”. A Comissão de Ética da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) foi representada por sua Secretária-Executiva, Valéria Quiroga Vinhas, e por Isa Motta, membro da Comissão. A prática premiada foi “Ética Inclusiva: Um Olhar para os Terceirizados”.
Por fim, na categoria "Inclusão e Diversidade", a Comissão de Ética do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) recebeu o prêmio pelo projeto “Articulação pela Permanente Diversidade na Comissão de Ética do MDHC”. Renato César Cani, membro da Comissão, falou sobre a prática ao público.
Em seguida, foi apresentado o Caderno de Boas Práticas, que reúne informações sobre todos os projetos inscritos na 10ª edição do Concurso.
Na décima edição, o Concurso contou com a participação de 21 comissões de ética de órgãos e entidades do Poder Executivo federal, totalizando 24 práticas inscritas. O comitê avaliador foi composto pelo Conselheiro da Comissão de Ética Pública (CEP) Georghio Tomelin e pelas Conselheiras Caroline Proner e Marcelise de Miranda.
Nova edição
Completando o momento dedicado ao Concurso, aconteceu o lançamento do edital da 11ª edição, que começará a receber os projetos a partir de 7 de julho deste ano.
A edição de 2025 traz importantes inovações que têm como objetivo tornar o processo mais técnico e transparente. Entre os avanços, destacam-se: a adoção de critérios de participação bem definidos; a exigência de evidências concretas sobre os resultados alcançados; o aprimoramento da estrutura de avaliação; a ampliação de categorias para contemplar os entes subnacionais e parceiros com acordo de cooperação com a CEP; e a atualização do cronograma, oferecendo mais tempo para a organização das candidaturas e o fortalecimento das propostas.
Assim, o Concurso reafirma seu compromisso com a valorização das comissões de ética e com o incentivo a práticas que contribuam para uma cultura institucional pautada pela integridade, responsabilidade e respeito ao interesse público. A edição de 2025 promete ser um marco na consolidação de uma gestão ética cada vez mais eficaz, colaborativa e inovadora no setor público brasileiro. Acesse aqui o edital.
O encerramento do XXV Seminário Ética na Gestão foi marcado por falas de reconhecimento aos participantes - ao público, aos organizadores e aos convidados - pela sensibilidade ao tema e a missão do evento. Em sua fala, a Conselheira Vera Karam lembrou do trabalho das comissões, realizado de forma voluntária e dedicada, como “hercúleo e essencial”. A Conselheira ainda fez um agradecimento especial ao Presidente Manoel Caetano Ferreira Filho, por sua liderança sensível, firme e aberta ao diálogo. “Este é, sem dúvida, um dos espaços mais democráticos que já experimentei no serviço público”, afirmou.
Por fim, Manoel Caetano reforçou que lutar contra o assédio e a discriminação é essencial para a construção de uma sociedade verdadeiramente feliz, justa e solidária. Citando um trecho de uma canção de Gonzaguinha, afirmou que "é preciso dizer não" às injustiças e fortalecer espaços que inspirem transformação. “Estamos plantando a semente do amanhã. Nunca pare de sonhar. Nós podemos tudo, nós podemos mais. Vamos lá fazer o que será.”
