Notícias
Concurso "Boas Práticas na Gestão da Ética"
Definido Comitê Avaliador da 11ª Edição do Concurso de Boas Práticas na Gestão da Ética
Durante a 29ª Reunião Extraordinária da Comissão de Ética Pública (CEP), realizada em 3 de novembro, foi aprovado, por unanimidade dos presentes, o Comitê Avaliador do XI Concurso de Boas Práticas na Gestão da Ética. O colegiado definiu como integrantes da Comissão Avaliadora os conselheiros Manoel Caetano Ferreira Filho, Vera Karam de Chueiri e Maria Lúcia Barbosa.
Promovido pela CEP, o Concurso tem como objetivo reconhecer e valorizar iniciativas que fortalecem a ética e a integridade na Administração Pública. Em sua 11ª edição, consolida-se como um espaço de estímulo à inovação, ao intercâmbio de experiências e ao fortalecimento do papel estratégico das comissões de ética no serviço público.
A Conselheira Maria Lúcia Barbosa, integrante do Comitê Avaliador, destacou que sua expectativa é de que a iniciativa revele exemplos valiosos de integridade que, muitas vezes, acontecem de forma anônima e silenciosa nos órgãos e instituições da administração pública, direta e indireta. “Espero que possamos conhecer histórias de servidores e equipes que, no seu cotidiano, transformam princípios éticos em ações concretas, melhorando a vida das pessoas e a qualidade dos serviços públicos. Quero também me inspirar nessas experiências, para que as boas práticas apresentadas se tornem referências a serem multiplicadas. Por fim, desejo que esta seja uma oportunidade de renovar a confiança pública, demonstrando, com transparência, o nosso compromisso em aprimorar continuamente a atuação ética na administração, para que cada cidadão e cidadã reconheça a ética como o princípio orientador do nosso trabalho”, afirmou.
Participação expressiva
Ao todo, foram 39 práticas inscritas, distribuídas em três categorias:
- Categoria A – instituições da Administração Direta, Autarquias, Fundações Públicas e demais instituições de ensino: 24 inscrições;
- Categoria B – Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista: 11 inscrições;
- Categoria C – entes subnacionais e parceiros com acordo de cooperação com a CEP: 4 inscrições.
Etapas de avaliação
O processo de avaliação será dividido em fases. A primeira etapa consiste na verificação de admissibilidade, a ser realizada por servidores da Coordenação-Geral do Sistema de Gestão da Ética, que analisarão o cumprimento dos requisitos formais exigidos pelo edital. O resultado dessa etapa está previsto para o dia 14 de novembro.
Na sequência, os projetos admissíveis serão submetidos à avaliação inicial do Comitê Avaliador, que fará uma análise técnica preliminar de mérito com base em cinco eixos: inovação, resultados, criatividade e diferenciação, replicabilidade e sustentabilidade e utilização eficiente de recursos. A divulgação desse resultado está prevista para 8 de dezembro.
As iniciativas mais bem avaliadas avançarão para a segunda etapa, que consistirá em uma apresentação telepresencial de caráter classificatório, oportunidade em que será aprofundada a análise dos méritos das iniciativas. O resultado final está previsto para maio de 2026.