Notícias
SisÉtica
Conselheira da CEP participa de evento sobre Ética nas Redes Sociais promovido pela Comissão de Ética da Embrapa
A Comissão de Ética Pública (CEP) marcou presença no encerramento do calendário anual da Comissão de Ética da Embrapa (CEE), com a participação da Conselheira Maria Lúcia Barbosa como palestrante convidada. O evento virtual, realizado na quinta-feira, 27 de novembro, reuniu profissionais de diversas unidades da Embrapa e integrantes do SisÉtica para debater o tema “Ética nas Redes Sociais”, assunto de crescente relevância no ambiente institucional contemporâneo.
Em sua exposição, a Conselheira destacou que a CEP tem adotado uma postura afirmativa e preventiva diante dos desafios éticos impostos pelas redes sociais. “Estamos lidando com um fenômeno que avança mais rapidamente que os marcos regulatórios, o que exige uma atuação consistente e formação ética contínua como ferramentas de fortalecimento da cultura institucional de respeito, escuta e integridade, possibilitando, assim, um ambiente laboral favorável ao desenvolvimento das habilidades diárias”, afirmou.
A apresentação abordou tópicos como os limites da liberdade de expressão no ambiente virtual, os impactos das postagens na imagem institucional do serviço público, a responsabilidade de agentes públicos na promoção de informações confiáveis e a importância de desenvolver políticas institucionais e orientações nítidas sobre condutas digitais. Maria Lúcia também compartilhou casos práticos analisados pela CEP, refletindo sobre condutas indesejáveis em redes sociais e destacando a aplicação de censura ética em situações que violam os princípios da integridade, moralidade e decoro.
A Diretora de Governança e Informação da Embrapa, Selma Lúcia Lira Beltrão, destacou a importância das ações educativas promovidas pela Comissão de Ética da instituição para o fortalecimento de um ambiente respeitoso, íntegro e ético. “Encerramos 2025 com um tema atual e pertinente, que reforça o papel e o compromisso da Embrapa com seus valores, revisados institucionalmente neste ano”, afirmou. Ela agradeceu ainda o engajamento dos representantes locais de ética, enfatizando o papel dessa ampla rede na promoção de comportamentos que contribuem para ambientes de trabalho saudáveis.
A Presidente da Comissão de Ética da Embrapa, Fernanda Álvares da Silva, também agradeceu a participação da Conselheira e reforçou a relevância do tema para a cultura organizacional. “A atuação da CEP inspira e fortalece o nosso compromisso com a ética pública. Essa parceria institucional é fundamental para aprimorarmos práticas e consolidarmos nossos valores”, declarou. Ela aproveitou para elogiar o trabalho de revisão normativa realizado pela CEP ao longo de 2025, que resultou na publicação das Resoluções nº 21 e nº 22, referentes, respectivamente, à mediação como etapa facultativa e preventiva no Procedimento Preliminar e ao novo Regimento Interno da Comissão.
O evento contou ainda com a apresentação das representantes locais vencedoras do Concurso de Boas Práticas da Gestão da Ética na Embrapa, que evidenciaram iniciativas de destaque das unidades Embrapa Uva e Vinho e Embrapa Suínos e Aves.