Notícias
Observatório Nacional ganha título de melhor dissertação de mestrado em geofísica
O Observatório Nacional (ON/MCTI) continua a receber presentes valiosos pelos 198 anos recém-completados. O mais recente é o título de Melhor Dissertação de Mestrado em Geofísica que o trabalho da aluna Jennifer Ribeiro Silvério da Conceição recebeu em premiação da Sociedade Brasileira de Geofísica, referente ao biênio 2023-2025.
Jennifer é autora da dissertação “Métodos de Redes Complexas Mono e Multicamadas Aplicados à Sismologia”, que concorreu com outras produzidas nos programas de pós-graduação stricto sensu de universidades brasileiras entre 2023 e 2025.
"É uma honra poder receber este prêmio! Dedicamos muitas horas ao desenvolvimento de nossa pesquisa, e receber o reconhecimento pelo nosso trabalho é muito gratificante. Saber que o que fazemos no Observatório Nacional tem relevância nos deixa ainda mais motivados a trabalhar e a tentar contribuir um pouco mais para o desenvolvimento da ciência brasileira e para uma melhor compreensão da ocorrência dos terremotos em todo o planeta", afirmou.
O professor Dr. Douglas Ferreira, que foi orientador dela no mestrado, também comemorou o prêmio: “Parabenizo a Jennifer pelo trabalho de alta qualidade que tem desempenhado ao longo dos anos. Ela é a prova de que o trabalho sério e constante invariavelmente leva ao sucesso”, afirmou.
Atualmente doutoranda no ON, Jennifer recebeu em 2024 o prêmio de Melhor Trabalho na Sessão de Física Estatística no Autumn Meeting 2024.
Em setembro, a doutoranda participou de uma edição do Ciência no Rádio, uma parceria do ON com a Rádio MEC. No programa, Jennifer explicou aos ouvintes como a física estatística e a inteligência artificial ajudam a entender os terremotos. Ouça aqui.
Como dito no começo do texto, o ON vem recebendo valiosos presentes pelos 198 anos que completou em 15 de outubro. Na ocasião do aniversário, uma tese de doutorado do ON recebeu uma menção honrosa na XLVIII Reunião da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). O Dr. Chrystian Pereira disse em uma live no canal do ON no YouTube que foi pego de surpresa na premiação, pois não esperava tamanha honraria. Assista aqui à live em que ele falou sobre a tese pioneira que rendeu a menção honrosa.