Notícias

MME abre pesquisa sobre inserção de biocombustíveis no ciclo diesel

Público poderá contribuir com percepções relacionadas ao biodiesel, diesel verde e o diesel oriundo de coprocessamento.
Publicado em 03/05/2021 12h01
MME abre pesquisa sobre inserção de biocombustíveis no ciclo diesel

MME abre pesquisa sobre inserção de biocombustíveis no ciclo diesel

O Ministério de Minas e Energia (MME) abre ao público, de 03 e 21 de maio, pesquisa sobre a Inserção de Biocombustíveis no Ciclo Diesel. Disponível em formato eletrônico, a pesquisa visa colher percepções dos agentes que atuam no setor de combustíveis e da sociedade em geral para desenvolvimento da estratégia de inserção dos biocombustíveis no ciclo diesel.

Dentre os combustíveis avaliados, destacam-se o biodiesel, o diesel verde e o diesel oriundo de coprocessamento. Serão abordadas questões relacionadas às vantagens e desvantagens dos usos, fatores afetos à produção desses produtos no Brasil e alternativas para inserções no ciclo diesel.

A pesquisa está inserida nos estudos do Grupo de Trabalho instituído pela Resolução nº 13/2020, do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), e busca viabilizar participação social transparente e ampla. “Essa pesquisa é uma forma de garantir a participação do setor de combustíveis e da sociedade em geral no processo. As contribuições serão de extrema importância para as conclusões do Grupo de Trabalho”, explicou Pietro Mendes, diretor de Biocombustíveis do MME. 

O questionário é composto por quatro seções: na primeira, o respondente é identificado; na segunda, são perguntas sobre a inserção do diesel verde no ciclo diesel; e, na terceira, são questionamentos sobre o diesel oriundo de coprocessamento de óleos vegetais ou gorduras animais; e, na quarta, trata-se da alternativa de inserção conjunta do diesel verde e do diesel oriundo de coprocessamento no ciclo diesel.

Em relação às regras para a participação, destaca-se que será aceita apenas uma resposta oficial por respondente que seja pessoa jurídica (CNPJ). Assim, se uma empresa ou associação for contribuir, deverá articular-se internamente para que seja encaminhada apenas uma resposta.

Ao final do processo, será realizado um workshop virtual aberto ao público para apresentação dos resultados da pesquisa e dos principais encaminhamentos decididos pelo Grupo de Trabalho. “Neste evento, será possível trazer novas contribuições. Por isso, a participação de todos os interessados é fundamental”, completa Pietro Mendes.

Acesse aqui a pesquisa

 

Assessoria de Comunicação Social

(61) 2032-5620

ascom@mme.gov.br
antigo.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com

 

 

Energia, Minerais e Combustíveis