Notícias

Ministro de Minas e Energia participa de reunião do Conselho Nacional da Amazônia Legal

Nesta semana, o conselho completa um ano de criação, desenvolvendo ações para proteção, preservação e desenvolvimento da região
Publicado em 11/02/2021 10h58 Atualizado em 11/02/2021 17h17
Ministro de Minas e Energia participa de reunião do Conselho Nacional da Amazônia Legal

Ministro de Minas e Energia participa de reunião do Conselho Nacional da Amazônia Legal - Foto: Bruno Batista/VPR

O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participou nesta quarta-feira (10/2) da 4ª Reunião do Conselho Nacional da Amazônia Legal (CNAL), realizada no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), em Brasília (DF).

O Ministro Bento Albuquerque apresentou resultados do programa “Mais Luz para a Amazônia”, que deve atender 82 mil domicílios, o que soma cerca de 350 mil pessoas. O programa tem o envolvimento de sete ministérios e prevê investimento de R$ 3 bilhões até 2022.

Presidente do CNAL, o Vice-Presidente da República Hamilton Mourão destacou ações estratégicas prioritárias e o Plano Amazônia 21/22, em substituição à Operação da Garantida da Lei e da Ordem (GLO), que será encerrada em 30 de abril. Mourão alertou a urgência da aplicação do plano, que estabelece diretrizes para continuidade das ações de fiscalização e combate a ilícitos ambientais e fundiários, particularmente o desmatamento ilegal e as queimadas na Amazônia.

O Plano Amazônia elege quatro eixos de atuação: priorização de áreas com impacto mais decisivo na gestão ambiental; aumento da efetividade da fiscalização e o fortalecimento dos órgãos; contenção dos ilícitos em conformidade com a lei; disponibilização de alternativas socioeconômicas à população visando ao desenvolvimento sustentável.

Nesta quinta-feira (11/2), o conselho completa um ano de criação. Desde então, o colegiado tem desenvolvido em ações para proteção, preservação e desenvolvimento da região, elegendo como prioridade o combate aos ilícitos na floresta.

Participaram também da reunião os ministros da Casa Civil; das Relações Exteriores; da Economia; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; da Ciência, Tecnologia e Inovações; do Meio Ambiente; da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; do Gabinete de Segurança Institucional; e representantes dos ministérios da Justiça e Segurança Pública; da Defesa; da Infraestrutura; do Desenvolvimento Regional; da Secretaria de Governo da Presidência da República; da Secretaria-Geral da Presidência da República; e da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

Assessoria de Comunicação Social
(61) 2032-5620

ascom@mme.gov.br
antigo.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com

 

 

Energia, Minerais e Combustíveis