Notícias

Conselho do PPI publica resolução que inclui Eletrobras no Programa Nacional de Desestatização

Objetivo da capitalização é aumentar a capacidade de investimento da companhia, gerando mais emprego e renda para o país. Com a inclusão no PND, o BNDES irá iniciar estudos para capitalização.
Publicado em 23/03/2021 09h55
Conselho do PPI aprovou a inclusão da Eletrobras no Programa Nacional de Desestatização em reunião realizada na última terça-feira (16/3)

Conselho do PPI aprovou a inclusão da Eletrobras no Programa Nacional de Desestatização em reunião realizada na última terça-feira (16/3) - Foto: Isac Nóbrega/PR

Foi publicada nesta terça-feira (23/03) a Resolução nº 167, de 16 de março de 2021, do Conselho do Programa de Parceria de Investimentos (CPPI), que recomenda ao Presidente da República a qualificação das Centrais Elétricas Brasileiras S.A. (Eletrobras) no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e a inclusão no Programa Nacional de Desestatização (PND).

A inclusão da empresa no PND é necessária para que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) possa iniciar os estudos para a futura capitalização da Eletrobras. Apenas esta etapa foi autorizada com a publicação da Medida Provisória 1.031, de 23 de fevereiro de 2021, que dispõe sobre a desestatização da Eletrobras.

Todos os demais atos para a efetiva implementação do processo de capitalização da empresa dependem da conversão da MP em lei pelo Congresso Nacional e posterior sanção presidencial.

A resolução prevê ainda que, caso a medida provisória não seja convertida em lei, a qualificação no PPI e a inclusão no PND perderão eficácia.

O objetivo da capitalização é aumentar a capacidade de investimento da companhia, gerando mais emprego e renda para o país. Além disso, o modelo em análise pelo Congresso aloca parte dos recursos em benefício do consumidor de energia elétrica e ao setor energético em projetos regionais.

Acesse aqui a resolução 

Assessoria de Comunicação Social

(61) 2032-5620

ascom@mme.gov.br
antigo.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com

Energia, Minerais e Combustíveis