Notícias
Bento Albuquerque participa de entrega da pista de aeroporto e posse de novo diretor da Itaipu Binacional
Bento Albuquerque participa de entrega da pista de aeroporto e posse de novo diretor da Itaipu Binacional - Foto: Alan Santos/PR e Bruno Spada/MME
O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participaram nesta quarta-feira (7/4) da entrega da obra de ampliação da pista do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu e da cerimônia de transmissão de cargo de diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional, de Joaquim Silva e Luna para João Francisco Ferreira.
Um ano após o anúncio de investimentos estratégicos na infraestrutura da região, Itaipu, Governo Federal e Governo do Paraná entregam melhorias que vão além da ampliação da pista do aeroporto. Elas incluem também a construção de ciclovia e a duplicação da via de acesso e a ampliação do pátio de manobras das aeronaves. Ambas avançaram rapidamente e resta apenas o acabamento e a homologação junto à Infraero. As obras, com custo aproximado de R$ 70 milhões, receberam 80% de recursos da Itaipu e o restante da Infraero.
A expansão do pátio de aeronaves garantiu mais quatro posições de estacionamento de aeronaves comerciais, aumentando a capacidade em 57%. Além disso, a duplicação da via de acesso ao aeroporto e a implantação de ciclovia aprimoraram a fluidez nas chegadas e saídas de veículos e trouxeram mais segurança aos ciclistas.
As melhorias vão ajudar a tornar o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu um polo de ligação na América do Sul, com conexão direta a países sul-americanos, europeus e norte-americanos. Pela localização geográfica privilegiada, Foz do Iguaçu terá condições de se tornar uma das principais portas de entrada de turistas estrangeiros no Brasil e uma das maiores na América do Sul.
Gestão Silva e Luna na Itaipu
A gestão de Joaquim Silva e Luna na Itaipu Binacional completou dois anos em 26 de fevereiro. A passagem marcou um período de protagonismo da usina, agora responsável por viabilizar parcerias com os governos federal, estadual e prefeituras da região para conduzir obras capazes de mudar o status da região Oeste do Paraná.
Foi também responsável por impulsionar grandes obras como a construção de uma nova ponte entre o Brasil e o Paraguai, que vai mudar a logística da fronteira, a transformação do Aeroporto de Foz do Iguaçu, e a futura duplicação da rodovia mais importante para o turismo do município, a BR-469, que dá acesso às Cataratas do Iguaçu.
Em parceria com o estado, por meio de Itaipu, foram investidos na gestão Silva e Luna R$ 2,5 bilhões em obras estruturantes, com geração de mais de 2,5 mil empregos diretos e indiretos.
Bento Albuquerque manifestou sua gratidão à Silva e Luna, “O meu agradecimento vem acrescido do desejo e da certeza de muito êxito na próxima missão. Saiba que pode continuar contando com o Ministério de Minas e Energia em sua gestão na Petrobras, da mesma forma com que contou em Itaipu”.
Novo diretor
Os governos do Brasil e do Paraguai têm a atribuição de nomear a Diretoria Executiva da Itaipu Binacional, por meio de indicação da Eletrobras e da Administración Nacional de Electricidad (ANDE). Para cada cargo reservado a um país, há um posto equivalente destinado à outra margem da usina.
O general João Francisco Ferreira substitui o general Joaquim Silva e Luna depois de dois anos e um mês frente à Itaipu. Ferreira será o 14º diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional.
O General-de-Exército João Francisco Ferreira se formou oficial de Infantaria em 1972 na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Comandou diversas organizações do Exército Brasileiro, como a 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, a Brigada de Infantaria Paraquedista e a 6ª Região Militar. Ascendeu ao posto de General-de-Exército em 2010, sendo nomeado Comandante Militar do Oeste, onde trabalhou na implantação do Sistema de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON). Em março de 2014 foi transferido para a reserva.
“Conte com o Ministério de Minas e Energia em sua missão à frente da empresa, com o conselho de administração, margens esquerda e, também, direita, com a diretoria e com o competente corpo técnico de Itaipu. Estamos juntos, empenhados em promover uma gestão com diálogo transparente, nas várias instâncias do governo, do empresariado e da sociedade”, disse o ministro ao novo diretor.
Assessoria de Comunicação Social
ascom@mme.gov.br
antigo.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com