Notícias

“A sociedade brasileira tem o direto de conhecer o seu pleno potencial petrolífero”, afirmou secretário em lançamento virtual

Publicação traz extensa pesquisa e detalhado diagnóstico sobre a exploração de recursos onshore não-convencionais no Brasil
Publicado em 09/02/2021 16h02 Atualizado em 09/02/2021 16h04
José Mauro FGV Energia.JPG

“A sociedade brasileira tem o direto de conhecer o seu pleno potencial petrolífero”, afirmou secretário em lançamento virtual - Foto: Bruno Spada/MME

O secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), José Mauro Coelho, participou ontem, 8/02, de lançamento virtual do caderno “O Desenvolvimento da Exploração de Recursos Não-Convencionais no Brasil: novas óticas de desenvolvimento regional”. A publicação é fruto de parceria entre o MME, a FGV Energia, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Rede Gasbras. 

Sob a égide do Programa para Revitalização da Atividade de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Áreas Terrestres (Reate), o caderno traz uma extensa pesquisa e um detalhado diagnóstico sobre a exploração de recursos onshore não-convencionais no Brasil. Busca, ainda, desmistificar e esclarecer sobre a possibilidade de gerar riquezas por meio dos recursos nacionais de baixa permeabilidade. 

Para José Mauro, que representou o ministro Bento Albuquerque no evento, o livro será uma importante fonte de referência e será muito utilizado pela academia, pesquisadores e pela indústria brasileira, auxiliando no projeto do Poço Transparente. “O MME, o Programa de Parceria de Investimentos (PPI) e a Agência Nacional do Petróleo (ANP), estão hoje totalmente empenhados em viabilizar esse importante projeto, cujo edital para sua execução pretendemos lançar até o final do ano”, anunciou o secretário. 

Coordenando o evento de lançamento, a Professora da FGV Energia e organizadora do caderno, Fernanda Delgado, afirmou que “o conjunto dos trabalhos trazidos para esta publicação traz uma conclusão relevante para todo setor de óleo e gás nacional: os potenciais ganhos econômicos e sociais da exploração e produção dos recursos não-convencionais são imensos. Para viabilizá-los, é necessário travar uma discussão desideologizada e tecnicamente embasada sobre o tema”.

Na visão do secretário, “somente por meio dessa transparência da comunicação clara e objetiva e com informações cientificas de qualidade trazidas pelos segmentos envolvidos, poderemos avançar no desenvolvimento pleno dos nossos recursos não-convencionais”. José Mauro encerrou sua participação afirmando “que a sociedade brasileira tem o direto de conhecer o seu pleno potencial petrolífero e de colher os seus benefícios por meio de uma exploração consciente e responsável”.

 

Assessoria de Comunicação Social
(61) 2032-5620

ascom@mme.gov.br
antigo.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com

Energia, Minerais e Combustíveis