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Estrutura do Menu do site

Como montar a estrutura de um site GOV.BR conforme o Manual de Diretrizes GOV.BR?
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Publicado em 17/12/2025 16h48 Atualizado em 18/12/2025 12h25

Menu do site

Para garantir que a navegação do seu site institucional seja intuitiva e alinhada com o Manual de Diretrizes GOV.BR, é fundamental manter a estrutura básica do menu principal. Todo site deve seguir o padrão de, no mínimo, os cinco tópicos abaixo, organizados em ordem alfabética: 

    • Acesso à informação
    • Assuntos
    • Canais de atendimento
    • Centrais de conteúdo
    • Composição
    • Serviços

É dentro dessas pastas (Acesso à informação, Assuntos, Canais de Atendimento, Centrais de Conteúdo, Composição) que os editores devem colocar os conteúdos nos seus sites. Se tiver dúvidas sobre a edição de pastas, assista as aulas em vídeos sobre Criação de Pastas e Subpastas. 

O que colocar na pasta Acesso à Informação?

A pasta Acesso à Informação é obrigatória e precisa seguir o Guia de Transparência Ativa. Abra o documento e confira cada item antes de publicar. Use-o como checklist oficial para nomenclatura, localização e conteúdo mínimo.

O que não pode faltar, segundo o Guia e o Manual de Diretrizes GOV.BR:

    • Institucional (exemplo: missão, competências, estrutura, contatos)
    • Agenda de Autoridades (compromissos oficiais atualizados)
    • Ações e Programas (iniciativas, metas e resultados)
    • Participação Social (consulta e audiência pública)
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos

O que colocar na pasta Assuntos?

Pense na pasta Assuntos como o lugar para destacar os temas principais da sua instituição. O conteúdo do seu site pode ser categorizado de forma clara para o usuário. Exemplos abaixo:

  • Notícias (mantenha o público atualizado com as últimas informações, centralize suas notícias nessa pasta)
  • Iniciativas em destaque: como campanhas, eventos, ações ou programas sob responsabilidade do órgão. Por exemplo, se estiver falando do Ministério da Educação, poderia ter "Educação Básica", "Educação Superior" e "Educação Profissional e Tecnológica" como tópicos dentro de "Assuntos".

O que colocar na pasta Canais de Atendimento?

Esse item é fundamental para garantir que o cidadão encontre facilmente as formas de se comunicar com o governo. Nessa pasta, deve-se incluir:

  • Canais de atendimento específicos da instituição: como Ouvidoria, Fale Conosco etc.
  • Links para os Canais de Atendimento da Plataforma Fala.Br: fundamentais para acesso à informação e ouvidoria. Ainda com dúvidas? Confira o tutorial para inserir os canais do FalaBR.

O que colocar na pasta Centrais de conteúdo?

A pasta "Centrais de Conteúdo" é o local ideal para concentrar todos os tipos de mídia do site, facilitando a busca para o usuário. Nessa pasta, podem ser incluídos:

  • Áudios
  • Imagens
  • Publicações
  • Vídeos
  • Redes Sociais

Este item pode ter um ou vários dos formatos acima. O importante é organizar a informação de forma acessível.

O que colocar no componente Composição?

A pasta "Composição" é essencial para detalhar a estrutura do órgão e de quem faz parte dela, contribuindo para a transparência. Dentro de "Composição", deve-se inserir:

  • Áreas: como "Secretaria X", "Ministério Y", e até mesmo áreas para cada departamento ou diretoria.
  • Pessoas: com os respectivos responsáveis por cada área.

Confira mais detalhes sobre esse componente no tutorial Composição. 

E o item Serviços? É opcional, mas muito importante.

Este item não é obrigatório para todos os sites, mas é crucial para os órgãos que oferecem serviços públicos pelo GOV.BR. Se o órgão oferece serviços online, este item deve vir ao final da lista de menus e ser um link direto para a página da carta de serviços do órgão no GOV.BR.

Exemplo: para os serviços do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), cria-se um link com o nome de "Serviços" apontando para a página da carta de Serviços do MGI. 

Após montar a Estrutura do site, chegou a hora de organizar a capa/home.
Quer ajuda? Acesse o tutorial sobre criação de capas.

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