Estrutura do Menu do site
Menu do site
Para garantir que a navegação do seu site institucional seja intuitiva e alinhada com o Manual de Diretrizes GOV.BR, é fundamental manter a estrutura básica do menu principal. Todo site deve seguir o padrão de, no mínimo, os cinco tópicos abaixo, organizados em ordem alfabética:
- Acesso à informação
- Assuntos
- Canais de atendimento
- Centrais de conteúdo
- Composição
- Serviços
É dentro dessas pastas (Acesso à informação, Assuntos, Canais de Atendimento, Centrais de Conteúdo, Composição) que os editores devem colocar os conteúdos nos seus sites. Se tiver dúvidas sobre a edição de pastas, assista as aulas em vídeos sobre Criação de Pastas e Subpastas.
O que colocar na pasta Acesso à Informação?
A pasta Acesso à Informação é obrigatória e precisa seguir o Guia de Transparência Ativa. Abra o documento e confira cada item antes de publicar. Use-o como checklist oficial para nomenclatura, localização e conteúdo mínimo.
O que não pode faltar, segundo o Guia e o Manual de Diretrizes GOV.BR:
- Institucional (exemplo: missão, competências, estrutura, contatos)
- Agenda de Autoridades (compromissos oficiais atualizados)
- Ações e Programas (iniciativas, metas e resultados)
- Participação Social (consulta e audiência pública)
- Auditorias
- Convênios e Transferências
- Receitas e Despesas
- Licitações e Contratos
O que colocar na pasta Assuntos?
Pense na pasta Assuntos como o lugar para destacar os temas principais da sua instituição. O conteúdo do seu site pode ser categorizado de forma clara para o usuário. Exemplos abaixo:
- Notícias (mantenha o público atualizado com as últimas informações, centralize suas notícias nessa pasta)
- Iniciativas em destaque: como campanhas, eventos, ações ou programas sob responsabilidade do órgão. Por exemplo, se estiver falando do Ministério da Educação, poderia ter "Educação Básica", "Educação Superior" e "Educação Profissional e Tecnológica" como tópicos dentro de "Assuntos".
O que colocar na pasta Canais de Atendimento?
Esse item é fundamental para garantir que o cidadão encontre facilmente as formas de se comunicar com o governo. Nessa pasta, deve-se incluir:
- Canais de atendimento específicos da instituição: como Ouvidoria, Fale Conosco etc.
- Links para os Canais de Atendimento da Plataforma Fala.Br: fundamentais para acesso à informação e ouvidoria. Ainda com dúvidas? Confira o tutorial para inserir os canais do FalaBR.
O que colocar na pasta Centrais de conteúdo?
A pasta "Centrais de Conteúdo" é o local ideal para concentrar todos os tipos de mídia do site, facilitando a busca para o usuário. Nessa pasta, podem ser incluídos:
- Áudios
- Imagens
- Publicações
- Vídeos
- Redes Sociais
Este item pode ter um ou vários dos formatos acima. O importante é organizar a informação de forma acessível.
O que colocar no componente Composição?
A pasta "Composição" é essencial para detalhar a estrutura do órgão e de quem faz parte dela, contribuindo para a transparência. Dentro de "Composição", deve-se inserir:
- Áreas: como "Secretaria X", "Ministério Y", e até mesmo áreas para cada departamento ou diretoria.
- Pessoas: com os respectivos responsáveis por cada área.
Confira mais detalhes sobre esse componente no tutorial Composição.
E o item Serviços? É opcional, mas muito importante.
Este item não é obrigatório para todos os sites, mas é crucial para os órgãos que oferecem serviços públicos pelo GOV.BR. Se o órgão oferece serviços online, este item deve vir ao final da lista de menus e ser um link direto para a página da carta de serviços do órgão no GOV.BR.
Exemplo: para os serviços do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), cria-se um link com o nome de "Serviços" apontando para a página da carta de Serviços do MGI.
Após montar a Estrutura do site, chegou a hora de organizar a capa/home.
Quer ajuda? Acesse o tutorial sobre criação de capas.