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Gestão impulsiona digitalização no Governo do Piauí com o SEI
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lançou o piloto do programa de atendimento presencial do GOV.BR em Teresina, no Piauí (PI), no dia 25/03. Durante o evento, o Governo do Piauí deu o passo inicial para firmar o Acordo de Cooperação Técnica do Programa Nacional de Gestão e Inovação que prevê a disponibilização do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) nos municípios do estado, com o apoio do MGI. O Programa Nacional de Gestão e Inovação, lançado no final do ano passado, busca instaurar um novo ciclo federativo na agenda de gestão e inovação, baseado em relações cooperativas e justas, que resultem na entrega de políticas e serviços públicos de qualidade para a população.
Além disso, o Governo do Piauí contribuirá com uma versão atualizada do módulo SEI em Números, solução da Anatel que monitora os processos e a tramitação de documentos. Essa parceria inclui a evolução da solução para torná-la compatível com outras ferramentas de painéis existentes, facilitando o acesso e o uso em vários órgãos e entidades por todo o Brasil.
Durante visita técnica ao Piauí, Pedro Moreira, Coordenador-geral de Soluções Negociais em Processo Eletrônico (DTGES/Seges), apresentou o Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN) e destacou a importância da escolha de um município como projeto piloto de implantação do SEI, servindo de modelo para a expansão do sistema em mais municípios do Piauí. A implantação do SEI nos governos municipais busca modernizar os processos administrativos, trazendo eficiência e agilidade para o serviço público.
ProPEN na Bahia
No dia 21, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, assinaram o programa do Processo Eletrônico Nacional (ProPEN), no âmbito do Programa Nacional de Gestão e Inovação, em Salvador (BA).
A ministra explicou que a ideia é expandir as soluções do MGI por meio do governo do estado, que levará o SEI e demais soluções do Processo Eletrônico para as prefeituras. “A gente vai tirar as prefeituras do papel e elas também vão fazer seu processo de transformação digital, a partir dos seus processos internos, até chegar nos serviços digitais para o cidadão. Enquanto a gente não melhorar o serviço em todas as pontas, a gente não vai melhorar a vida do cidadão brasileiro por completo e esse é o nosso objetivo aqui hoje”.