Lançamentos

Publicado em 27/07/2020 20h26 Atualizado em 23/10/2020 10h13

Catálogo | Lançamentos  | Editais de seleção | Como comprar | Contato

 
capa_acervo_usos_e_usuarios.jpgRevista Acervo

Usos e usuários de arquivos

 
 

Gratuito

Acesse

 

O dossiê desta edição da revista Acervo, Usos e usuários de arquivos, tem como editoras convidadas Ivana Parrela, doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Eliane Cristina de Freitas Rocha, doutora em Ciência da Informação pela UFMG. Ambas são professoras da Escola de Ciência da Informação da mesma instituição. Esse campo de estudo, que recebe contribuições interdisciplinares e está em expansão no Brasil, é influenciado pelas perspectivas dos estudos de público da museologia e de usuários da biblioteconomia. São múltiplas as possibilidades de leituras e reapropriações dos documentos arquivísticos, levando em conta seus contextos de produção. Nos artigos que compõem o dossiê, são abordadas as distintas perspectivas de usuários das instituições arquivísticas e a multiplicidade de interesses que os fundos arquivísticos despertam nos pesquisadores, naqueles que buscam a garantia de seus direitos e ainda nos participantes das atividades de difusão, educação e cultura. A edição será publicada no dia 1º de setembro de 2020.

 

Ficha técnica

Editor: Arquivo Nacional
Série: Revista Acervo
Volume: 33
Número: 3
Ano: 2020
Editoras do dossiê: Ivana Denise Parrela e Eliane Cristina de Freitas Rocha
ISSN: 2237-8723
Número de páginas: 244
Formato: 18 x 24 cm
Digital (pdf)

 

 

imagens_do_arquivo_nacional_comp.png
Imagens do Arquivo Nacional

Arquivo Nacional

 

Gratuito

Baixar e-book

 

Esta é a versão digital da publicação Imagens do Arquivo Nacional. A edição original – uma caixa com impressões em tamanho ampliado de uma seleção de documentos de diferentes tipologias e períodos históricos – foi produzida em meio à celebração dos 180 anos do Arquivo Nacional, em 2018. A proposta era comemorar esta data apresentando ao público uma amostra da diversidade de documentos sob a guarda da instituição, que revelam um pouco da trajetória de imperadores, presidentes, artistas, imigrantes, movimentos sociais, além de registros jornalísticos e culturais. Agora, com a versão digital, é possível apreciar, baixar, imprimir e desfrutar a qualidade estética das imagens, e conhecer uma pequena amostra da pluralidade do acervo do Arquivo Nacional.

 

Ficha técnica

Autor: Arquivo Nacional
Pesquisa e textos: Januária Teive de Oliveira, Sátiro Ferreira Nunes e Thiago Cavaliere Mourelle
Editor: Arquivo Nacional
Ano|edição: 2019|1ª
Número de páginas: 92
Formato: 42 x 29,7cm
Digital (pdf) e impresso (caixa com lâminas impressas em separado, sem encadernação)

 

  

capa_primeiros_brasileiros.pngOs primeiros brasileiros

João Pacheco Oliveira (curadoria/organização)

 

Gratuito

Baixar e-book

 Edição impressa: em breve

 

A publicação propõe um passeio pela história do Brasil assinalando as diferentes formas pelas quais os indígenas do Nordeste foram vistos e incorporados ao processo de formação nacional. Aborda os primeiros brasileiros, o mundo colonial, o abrigo missionário, o índio como símbolo nacional, o mundo indígena e os indígenas no Brasil contemporâneo. É o registro em forma de catálogo da exposição itinerante Os Primeiros Brasileiros, sediada no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, em 2019. A mostra reuniu peças do acervo do Museu Nacional – de artefatos etnográficos a fotografias, ilustrações e documentos audiovisuais – que remontam à história, ao presente e às tradições dos povos indígenas, habitantes originários do nosso país e constituintes da nossa cultura.

 

Ficha técnica

Curador/organizador: João Pacheco Oliveira
Editor: Arquivo Nacional; Museu Nacional
ISBN: 978-85-7233-010-7
Ano|edição: 2020|2ª ed. red. e rev.
Número de páginas: 63
Formato: 26 x 26cm
Digital (pdf) e impresso (no prelo)
 

  

recomendacoes.pngRecomendações para o tratamento de fotografias digitais no contexto da gestão de documentos

Arquivo Nacional/Equipe de Documentos Digitais

 

Gratuito

Baixar e-book

 

A publicação apresenta recomendações elaboradas pelo Arquivo Nacional, como órgão central do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos (Siga) da administração pública federal, para o tratamento de fotografias digitais no contexto da gestão de documentos, em idades corrente e intermediária, direcionadas aos órgãos e entidades do Poder Executivo federal. Traz orientações para a identificação das fotografias digitais como documentos arquivísticos, assim como para sua inclusão no âmbito do programa de gestão de documentos, propondo, ainda, a definição de procedimentos para produção, manutenção e destinação das fotografias digitais em idades corrente e intermediária, preferencialmente apoiados por um Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (Sigad).

 

Ficha técnica

Autor: Arquivo Nacional/Equipe de Documentos Digitais
Elaboração: Adriana Reguete e Natasha Hermida
Série: Recomendações para gestão de documentos nos órgãos e entidades do Poder Executivo federal
Volume: 5
Editora: Arquivo Nacional
Ano|edição: 2020|1ª
Número de páginas: 12
Digital (pdf)


 

capa_cassio_costa.pngRecords continuum

Limitações do ciclo vital dos documentos na era pós-custodial e as contribuições da arquivologia australiana

Cássio Murilo Alves Costa Filho 

Apresentação de Renato Tarciso de Sousa
Prefácio de Frank Upward
 

Gratuito

Baixar e-book

Edição impressa: em breve

 

 “De que forma a teoria arquivística australiana, sobretudo o modelo records continuum, pode contribuir para a elucidação de possíveis limitações impostas pelo ciclo vital dos documentos e pela teoria das três idades diante das novas perspectivas advindas dos documentos digitais? [...] Este livro busca analisar o ciclo de vida do ponto de vista da gestão de documentos digitais, identificar o percurso histórico desse conceito, verificando sua possibilidade como conceito fundamental para a arquivologia, e, por fim, investigar as principais características da teoria arquivística australiana e do modelo records continuum. [...] A originalidade e profundidade desta obra permitem um mergulho na construção que o autor propõe. Os documentos digitais e todas as suas peculiaridades estão aí: é possível que princípios, conceitos e métodos pensados em contextos diferentes possam dar conta desse desafio contemporâneo?”

Renato Tarciso de Sousa (apresentação)

Em um mundo que carece de modelos comuns para a construção de redes profissionais flexíveis e ativas, esta pesquisa me parece particularmente oportuna. A abordagem de records continuum que ele discute sobreviveu à crise arquivística das últimas quatro décadas de desenvolvimento tecnológico. Tal modelo vem angariando simpatizantes globalmente e pode desempenhar um papel chave na restauração da confiança nas tecnologias e na governança. O novo jogo tem importância. Potencialmente, ele pode ser interessante desde que um número sufi ciente de pessoas se divirta de forma criativa fazendo sua parte no multiverso arquivístico.

Frank Upward (prefácio)

 

Ficha técnica

Autor: Cássio Murilo Alves Costa Filho
Apresentação: Renato Tarciso de Sousa
Prefácio: Frank Upward
Série: Prêmio Nacional de Arquivologia/Maria Odila Fonseca
Volume: 2
Editor: Arquivo Nacional
eISBN: 978-85-7233-007-7
Ano|edição: 2020|1ª
Número de páginas: 170
Digital (pdf) e impresso (no prelo)
 

 

capa_karina_holstein.pngUma análise dos concursos públicos para arquivista no Brasil

Karina Xavier Holstein

Prefácio de Moisés Rockembach
 

Gratuito

Baixar e-book

 

 "(...) a autora tratou de discorrer sobre as seleções de concursos públicos para arquivista no Brasil a partir de uma análise das provas aplicadas em diversos estados. (...) O estudo permitiu identificar a necessidade de pensar em como se configuram as seleções de concurso público para arquivista do ponto de vista das bancas e de refletir sobre a produção das provas, para que possam se adequar à valorização da produção científica e ao reconhecimento da profissão. (...) Além disso, a pesquisa foi premiada em primeiro lugar como o melhor artigo do Brasil proveniente de trabalho de conclusão de curso em arquivologia, pelo Fórum Nacional de Ensino e Pesquisa em Arquivologia (Feparq), ocorrido em 2017, na V Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia (Reparq), em Belo Horizonte, e ficou em primeiro lugar entre os trabalhos de conclusão de curso em arquivologia da região Sul do Brasil (2017), seleção realizada pela Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (Abecin). Esses prêmios são consequência do trabalho proposto e demonstram o interesse e a relevância do assunto em destaque nesta pesquisa para a comunidade arquivística."

Moisés Rockembach (prefácio)

 

Ficha técnica

Autora: Karina Xavier Holstein
Prefácio: Moisés Rockembach
Série: Prêmio Nacional de Arquivologia/Maria Odila Fonseca
Volume: 1
Editor: Arquivo Nacional
eISBN: 978-85-7233-009-1
Ano|edição: 2020|1ª
Número de páginas: 137
Digital (pdf)
 
 

 

capa_arquivo_em_cartaz_mulheres.png
Revista Arquivo em Cartaz

Mulheres de Cinema

Arquivo Nacional

 

Gratuito

Baixar revista

 

A revista Arquivo em Cartaz oferece conteúdo essencial para quem deseja se aprofundar em cinema de arquivo e preservação audiovisual. Por meio de textos e imagens, a edição de 2019 aborda a produção de conhecimento realizada por mulheres, com ênfase nas atividades profissionais, artísticas e acadêmicas protagonizadas por elas. Resgata o valor dos relatos de experiências para a produção de conhecimento no campo da arquivologia, com ênfase nos arquivos audiovisuais do cinema e da preservação.

 

Ficha técnica

Autor: Arquivo Nacional
Editores/organizadores: Antonio Laurindo e Rafael Medeiros Santos
Editor: Arquivo Nacional
Ano|edição: 2019
ISSN: 24474177
Número de páginas: 106
Formato: 18 x 24 cm
Digital (pdf)

 

   Conheça também:

capa_catalogo_memoria_do_mundo.png
Arquivos do Brasil

Memória do Mundo

Arquivo Nacional

 

Gratuito

Baixar e-book

 

O catálogo da exposição Arquivos do Brasil, Memória do Mundo apresenta os acervos documentais brasileiros nominados Memória do Mundo pela Unesco, desde a criação do Programa até o ano de 2011. Expressivos da diversidade de tipologias documentais – manuscritos, fotografias, filmes, desenhos, arquivos sonoros –, são provenientes de diferentes estados e encontram-se sob a guarda de instituições públicas e privadas. A variedade de temas e temporalidades que os acervos oferecem permitiu um recorte que ao mesmo tempo reprisa momentos bastante estudados da história do país – Sentença de Tiradentes, Dia do Fico, Lei Áurea – e desvela ao expectador um cotidiano que muitas vezes não lhe é facultado – rascunhos de textos de Machado de Assis e Guimarães Rosa, cadernetas de campo com anotações de Oswaldo Cruz, desenhos não arquitetônicos feitos por Oscar Niemeyer.

 

Ficha técnica

Autor: Arquivo Nacional
Curadoria: Denise de Morais Bastos
Editor: Arquivo Nacional
Ano|edição: 2016 | 1ª
ISBN: 978-85-60207-80-0
Número de páginas: 204
Formato: 28 x 28 cm
Digital (pdf) e impresso