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Visitante pode conhecer hostel montado no Salão do Turismo 2024
Crédito: Diego Sosa
Pelo segundo ano consecutivo, o mercado de hostels está marcando presença no Salão do Turismo. Ocupando um espaço de 136m2, a hostelaria está apresentando aos visitantes toda a experiência diferenciada de hospedagem que esses espaços proporcionam pelo Brasil. O evento acontece até este domingo (11/8), no Riocentro.
O estande – capitaneado pela Hostelling International Brasil, braço brasileiro da maior rede desse segmento no mundo – está mostrando um pouco dos principais ambientes que fazem parte de um bom hostel. Estão montados: um quarto compartilhado e um privativo, um espaço de coworking e, claro, um animado bar onde acontecem as principais integrações entre os hóspedes.
“É um orgulho poder mostrar um pouco de tudo de incrível que os hostels estão fazendo pelo país: a variedade de experiências, o estilo mais despojado (sem deixar o profissionalismo de lado) e o crescimento do mercado no Brasil, que atrai gente do mundo todo e já coleciona prêmios internacionais”, comemora Alex de Deus, presidente da HI Brasil.
Durante os quatro dias do Salão do Turismo, representantes de hostels nos mais diferentes destinos nacionais estarão disponíveis para tirar dúvidas de viajantes. “É muito importante estarmos unidos como um setor. Foi muito bom ver a movimentação do segmento para fazer esse evento acontecer, cada um colaborando com suas habilidades e acionando seus contatos em prol da hostelaria nacional”, ressaltou Renata Coan, sócia do UP2 Hostel Bar, em Cumbuco, a meca do kitesurf no Ceará.
Vamos falar de hostel?
Esse tipo de hospedagem ainda desperta muitas dúvidas dos brasileiros. Por isso, no próprio estande, estão sendo promovidos painéis e rodas de conversa, sob o comando do editor do Brasil Hostel News, Diego Bonel e com curadoria da sócia do Ô de Casa Hostel, Marina Moretti.
“Esse evento é muito importante por ser uma vitrine do turismo para o público final. Foi com essa cabeça que desenhei a ideia do conteúdo e fui buscar empresas e nomes que são referências no mercado”, destacou Marina.
Diego Bonel, por sua vez, apontou benefícios da busca por hospedagens do tipo. “Minha primeira experiência em um hostel foi em 2008, na Europa. Já estive em 150 hostels e estou há mais de 10 anos nesse mercado. Nesse tempo, vi esse setor crescer e tive ótimas experiências. Fiz amigos, viajei bastante e aprendi até a falar espanhol enquanto fui dono de um hostel por dois anos”, relatou.
“Para quem não conhece, eu dou a dica: tem muita gente boa! E, para as mulheres, existe até um roteiro com hostels feitos só por mulheres, para que elas se sintam mais seguras. Outra grande dica é aproveitar a curadoria que o hostel faz da cidade. Ali você acessa cultura e as melhores experiências”, acrescentou Bonel.
Já o fotógrafo e social media Rayner Colegnac é natural de São Paulo e mora atualmente em um hostel no Rio de Janeiro. Ele teve a sua primeira experiência na área em 2017 e, desde então, se apaixonou pela opção.
“A primeira vez que fiquei em um hostel foi em Florianópolis. Minha irmã organizou a viagem e, naquele momento, não me dei conta, só depois entendi a proposta e virei um adepto. Não é só o preço, mas a característica de viagem que você está buscando. Se você procura festa, existem as opções mais badaladas. Mas se procura uma estadia mais tranquila, existem para esse segmento também”, orienta Colegnac.
O fotógrafo cita dicas importantes a quem nunca usou um hostel e pretende conhecer a opção: buscar referências do estabelecimento antes de se hospedar; observar comentários nas redes sociais e a classificação dos espaços; perguntar se eles oferecem cozinha e verificar se há armários com cadeados. Para se familiarizar, Colegnac recomenda procurar um hostel na própria cidade, perto de casa, a fim de permitir ao cliente entender melhor a experiência.
Hostel Vibe
A integração entre pessoas e a troca cultural é um dos grandes diferenciais apontados por quem escolhe esse estilo de viagem.
O conceito de compartilhar vai muito além dos espaços. Para mostrar um pouco desse clima único, os hosteleiros e hosteleiras, que voluntariamente estão participando do evento, promoverão atividades que são sucesso em seus hostels pelo país, como o clássico Beer Pong – “esporte" oficial dos hostels pelo mundo, que atrai muitos curiosos para testar a mira com bolinhas de ping-pong e copos com água.
Também há aulas de dança de ritmos brasileiros, como samba e funk, que chamam atenção de gringos hospedados no Brasil e devem agitar muito o happy hour do espaço.
SOBRE O EVENTO – A 8ª edição do Salão do Turismo é realizada pelo Ministério do Turismo e acontece no Riocentro (RJ), entre os dias 8 e 11 de agosto.
O evento conta com as parcerias do Sistema Fecomércio do Rio de Janeiro, Sebrae Nacional, SESC, SENAC, Governo do Estado do Rio de Janeiro (por meio da Secretaria de Estado de Turismo) e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (por meio da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro).
Por Fábio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo