Notícias
FELIZ ANIVERSÁRIO!
Teresina completa 169 anos nesta segunda-feira (16)
A capital do Piauí, Teresina, completa 169 anos. Crédito: MTur/Prefeitura de Teresina
A capital do Piauí, Teresina, completa 169 anos nesta segunda-feira (16.08). A primeira capital planejada do Brasil se consolidou como um polo verde que tem na natureza o foco de seus atrativos turísticos sem deixar de lado a cultura, a história e a gastronomia do povo piauiense.
O guia de turismo regional Antônio Santana é um entusiasta da cidade. “Eu amo Teresina. Nasci e fui criado nesta capital e tenho muito orgulho de todo crescimento e transformação urbana que a cidade passou”.
Segundo ele, um dos prazeres de ser guia de turismo é poder apresentar aos turistas todas as belezas de sua cidade natal. “Levar as pessoas a um encontro com a natureza, repassar a história de Teresina por trás de cada ponto turístico, é levá-las a um encontro consigo mesmo, além de conectá-las com o mundo. A gente começa a entender que somos iguais e diferentes ao mesmo tempo em todos os lugares e em diferentes aspectos. Isso faz da gente mais humano”, relata.
De acordo com o guia de turismo, um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital do Piauí é o Parque do Encontro das Águas, onde é possível admirar o encontro entre os rios Parnaíba e Poti que se unem e rumam juntos ao Oceano Atlântico.
“Estar no encontro dos rios é colocar os pés no início da história de Teresina. Este foi um dos primeiros pontos turísticos da cidade e é o mais procurado pelos turistas. É um espaço de turismo ecológico, onde você pode fazer um passeio de bote incrível”, comentou.
Segundo Antônio, o espaço oferece uma experiência completa, onde é possível comprar peças de artesanato e degustar do melhor da gastronomia local em um dos variados restaurantes, enquanto assiste a um lindo pôr do sol com vista privilegiada.
Outra atração de destaque é o parque da cidade de Teresina. De acordo com Antônio, o local é excelente para curtir a natureza, mas ainda é pouco frequentado por turistas. Localizado na zona Norte, o parque conta com aproximadamente 12 hectares de área ambiental e dispõe de diversos espaços para lazer e prática de esportes.
Os guias de turismo Ana Beatriz Carvalho e Antônio Santana têm orgulho de exercer a profissão em Teresina. Crédito: Arquivo pessoal
A guia de turismo Ana Beatriz Carvalho é especializada em ecoturismo em Teresina e afirma que a cidade é o destino certo para quem busca atrativos naturais e esportes de aventura. Uma de suas atividades preferidas é praticar rapel na Ponte Estaiada, sobre o Rio Poti. No complexo da ponte também existe um mirante de onde é possível ter uma visão 365 graus da capital.
Ana Beatriz indica, ainda, o Parque Floresta Fóssil que, segundo ela, não é muito conhecido, mas vale a visita. O parque é um sítio paleontológico localizado às margens do Rio Poti e ostenta troncos fósseis do período Permiano, que datam de aproximadamente 280 a 270 milhões de anos.
Dentre as atrações culturais, a guia indica o passeio de metrô por Teresina, que leva o turista da zona Norte à zona Sul; o Mercado Velho; o Polo Cerâmico, local de produção da Arte Santeira, que usa argila da região para a produção de esculturas de arte religiosa; o Museu do Piauí; o Centro de Artesanato; e o Teatro 4 de Setembro.
DELTA DO PARNAÍBA - Teresina é uma das cidades porta de entrada para conhecer um dos principais destinos naturais do nordeste, o Delta do Parnaíba. O atrativo integra a Rota das Emoções , que engloba 14 cidades do Maranhão, Piauí e Ceará e é um dos destinos mais procurados pelos amantes do surf, windsurfe e kitesurf, mas também por aqueles que procuram calmaria e cenários paradisíacos. O roteiro, percorrido pela costa destes três estados nordestinos, inclui passagens por áreas de proteção ambiental, como o Parque Nacional de Jericoacoara, no litoral oeste cearense; o Delta do Parnaíba, entre Piauí e Maranhão, e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Com uma mistura de cultura, belezas naturais e história, além da alta gastronomia, a Rota encanta turistas que procuram a região, uma das mais famosas do país.
VIAGEM RESPONSÁVEL - Para garantir um passeio seguro e responsável à cidade de Teresina, o turista pode consultar os estabelecimentos e guias de turismo do destino da viagem que estão no Cadastur. Atualmente, mais de 126 mil prestadores de serviços turísticos de todo o Brasil fazem parte do cadastro nacional do Ministério do Turismo. Clique AQUI para saber mais.
É possível, também, consultar os prestadores que aderiram ao Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro do MTur, que estabelece protocolos sanitários de prevenção contra a Covid-19. Confira os estabelecimento e guias de turismo que aderiram ao Selo clicando AQUI .
Por Vanessa Castro
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo