Notícias
TURISMO RESPONSÁVEL
Setur-ES prorroga prazo do Desafio Turismo Responsável
Diante de restrições da pandemia, a Secretaria de Turismo do Espírito Santo (Setur-ES) adiou para 15.04 a conclusão do Desafio Turismo Responsável. A disputa premiará o município capixaba que mobilizar mais adesões ao Selo Turismo Responsável do Ministério do Turismo, disponibilizado de forma online e totalmente gratuita e que indica o cumprimento de medidas de prevenção à Covid-19 por prestadores de serviços do setor (Saiba aqui como obter o selo).
O prêmio à cidade vencedora será a edição de um e-book sobre o destino e o repasse de um kit pesquisa, coordenado pelo Observatório de Turismo do estado. O objetivo do desafio é reforçar a segurança sanitária tanto de visitantes quanto de profissionais do ramo e preparar a retomada gradual e sustentável de atividades. Atualmente, o Espírito Santo conta com 561 selos emitidos, a maioria deles em Vitória (119), Vila Velha (53) e Guarapari (37).
O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do MTur, William França, incentiva a participação no desafio capixaba. “O desenvolvimento de ações preventivas por operadores turísticos é fundamental para transmitir segurança aos visitantes e permitir que os nossos destinos estejam prontos para receber turistas no pós-pandemia. Precisamos de empenho para ter o máximo possível de adesões em todo o país”, conclama.
O interessado em solicitar o selo deve apresentar situação regular junto ao cadastro oficial de prestadores de serviços turísticos (Cadastur), condição esta também exigida para acessar linhas de crédito oferecidas pelo Governo do Espírito Santo em meio à pandemia. O registro de prestadores de serviços turísticos no Cadastur pode ser feito sem qualquer custo, por meio da internet (Clique aqui para se registrar).
Segundo a titular da Setur-ES, Lenise Loureiro, o desafio também busca estimular a formalização de atividades. “Temos, hoje, no Espírito Santo 2.300 cadastros (no Cadastur) em um universo de sete mil empreendimentos. Precisamos ampliar este número. Além das linhas de crédito, quem está no Cadastur tem acesso a todas as políticas públicas para o segmento, capacitações, qualificações, entre outras ações”, frisa.
SELO - Atualmente, mais de 27 mil empreendimentos turísticos de todo o Brasil já contam com o Selo Turismo Responsável. A sinalização visual declara que o estabelecimento ou profissional assumiram o compromisso de adotar medidas de segurança sanitária. O documento está disponível para 15 segmentos, como meios de hospedagem, parques temáticos, restaurantes, cafeterias, bares, centros de convenções, feiras, exposições e guias de turismo, entre outros.
Cada atividade possui um protocolo específico, elaborado em parceria com empresas e instituições ligadas ao setor, a partir de diretrizes internacionais, e validados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para utilizar o selo, o empreendedor deve afixá-lo em local de fácil visualização do cliente. O estabelecimento pode ainda oferecer um QR Code, de modo que turistas tenham a chance de verificar as medidas adotadas.
Com informações da Setur/ES, André Martins
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo