Notícias
DIA NACIONAL DA SAÚDE
"Sem saúde, não há turismo”, afirma Gilson Machado Neto
Ministro recebe Medalha Mérito Oswaldo Cruz. Crédito: Roberto Castro/MTur
Nesta quinta-feira (05.08), quando se celebra o Dia Nacional da Saúde, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destacou a importância da relação entre Saúde e Turismo, tendo em vista que o avanço da vacinação no país – mais de 147 milhões de doses foram aplicadas – aliada a adoção de boas práticas de limpeza e higiene, possibilitarão o retorno das atividades do setor, de forma segura e responsável. “Sem saúde, não há turismo. Não há dúvidas de que à medida que o turista se sentir mais seguro e protegido, ele voltará a viajar e contribuirá para o retorno do nosso setor, que foi um dos mais impactados pela pandemia”, afirmou o ministro.
Machado Neto esteve entre as 41 autoridades, personalidades e médicos que, em cerimônia no Palácio do Planalto, foram homenageadas com a Medalha Mérito Oswaldo Cruz. Conferida pelo presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, e pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a honraria homenageia personalidades nacionais e estrangeiras que tenham se destacado no campo das atividades científicas, educacionais, culturais e administrativas relacionadas com a higiene e a saúde pública em geral.
“Recebo este reconhecimento com o compromisso de seguir trabalhando em prol dos profissionais de turismo e dos turistas do nosso Brasil”, comentou o ministro Gilson Machado Neto ao ser agraciado com a Medalha de Ouro Mérito Oswaldo Cruz.
O presidente da República, Jair Bolsonaro, agradeceu o empenho dos médicos e profissionais de saúde, principalmente neste momento de pandemia. “Muito obrigado a todos os profissionais de saúde pela dedicação que vocês têm. Vocês nos confortam”, disse.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reforçou a importância da data celebrada neste 5 de agosto e destacou a importância do Sistema Único de Saúde. “É uma grande honra celebrar o dia Nacional da Saúde. Data escolhida em homenagem ao cientista Oswaldo Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872. O Brasil tem uma grande tradição em saúde pública. Nosso Sistema Único de Saúde é um dos maiores e mais complexos do mundo”, pontuou.
AÇÕES – O Ministério do Turismo foi um dos 10 primeiros países do mundo a implementar protocolos sanitários no setor de turismo. Ainda em 2020 lançou o Selo Turismo Responsável, com protocolos sanitários para 15 atividades turísticas. A chancela é conferida a locais que se comprometem a cumprir protocolos de prevenção à Covid-19 e, desta forma, oferecem mais segurança a turistas e trabalhadores do setor.
“Nesta semana alcançamos a adesão de mais de 29 mil estabelecimentos e guias de turismo que já estão conosco nesta corrente, adotando práticas que oferecem mais segurança aos viajantes e profissionais do setor e, desta forma, posicionando o Brasil como um destino protegido e responsável”, pontuou o ministro Gilson Machado Neto.
Para fortalecer o setor no país, o Ministério do Turismo tem investido na melhoria da infraestrutura turística e alcançou um recorde histórico de R$ 1 bilhão em 2020, com 980 obras entregues. No primeiro semestre de 2021 já foram entregues 358 obras que receberam investimento de R$ 208,1 milhões. Tem atuado ainda em outras frentes, como na qualificação de profissionais do setor de turismo, na atração de mais investimentos para o país e em ações de promoção, valorizando, principalmente, o potencial do Brasil no turismo de natureza.
MEDALHA - Criada em 1970, com o nome do cientista, médico, sanitarista e um dos fundadores da saúde pública brasileira, a Medalha do Mérito Oswaldo Cruz é dividida em três graus de condecoração: ouro, prata e bronze.
Além do ministro do Turismo, foram agraciados durante os ministros da Casa Civil, Ciro Nogueira; das Comunicações, Fábio Faria; da Secretaria de Governo, Flávia Arruda; da Cidadania, João Roma; da Educação, Milton Ribeiro, e da Economia, Paulo Guedes. Também receberam a medalha os ministros das Relações Exteriores, Carlos França; do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho; da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina; e da Defesa, Walter Braga Netto, entre outras personalidades e médicos.
Por Amanda Costa e Vanessa Castro
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo