Notícias
REGIONALIZAÇÃO
Segundo dia do Seminário Nacional do PRT+Integrado é marcado pelas conquistas turísticas das macrorregiões brasileiras
Evento durou dois dias e reunião representantes do turismo de todo o país. Crédito: Roberto Castro/Ascom Mtur
Esta quarta-feira (23.11) marcou o segundo e último dia do 1º Seminário Nacional do PRT+Integrado, evento realizado pela Coordenação Geral de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento Turístico (CGDTur) do Ministério do Turismo. Neste segundo dia, o momento de interlocutores das macrorregiões brasileiras apresentaram projetos e casos de sucesso por meio do quarto painel do evento, com o tema: “Instâncias de Governanças Regionais (IGRs) e Casos de Sucesso”.
A região Norte iniciou as apresentações com representantes do Lago de Tucuruí e da Região Turística do Alto do Tapajós. Além de informações e dados sobre o setor, os participantes puderam apreciar imagens com belezas dos estados que compõem a região. Depois, foi a vez da região Nordeste, que foi representada por meio de interlocutores da Rota das Emoções e do Brejo Paraibano.
A região Centro-Oeste também teve espaço para apresentar informações, casos de sucesso e materiais audiovisuais a respeito do turismo em seus estados, por meio de representantes do Caminhos dos Ipês e da Rota Pantanal e Bonito.
Já a região Sudeste pôde mostrar o trabalho turístico de seus estados e os resultados exitosos no turismo por meio de interlocutores que representavam as Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, o Lago de Irapé, a Costa do Sol e a Região Turística da Fé.
Finalizando o evento, a região Sul foi inserida na pauta do Seminário por meio de interlocutores da Adetur Litoral do Paraná, Adetur Cataratas e Caminhos, Região Costa Verde & Mar e Vale Europeu.
O 1º Seminário Nacional do PRT+Integrado aconteceu entre os dias 22 e 23 de novembro e reuniu cerca de 200 interlocutores regionais, estaduais, presidentes das instâncias de governança regionais e autoridades do setor. O objetivo foi aproximar políticas públicas federais, estaduais e municipais, buscando um canal de interlocução e acompanhamento dos avanços do turismo.
PRIMEIRO DIA – O 1º dia do evento recebeu, no prédio do Ministério do Turismo, na Esplanada dos Ministérios, representantes turísticos, e contou também com a participação de autoridades do Ministério e do setor cultural. A ocasião foi momento de apresentar aos participantes as ações realizadas pelo MTur ao longo de 2022 e de lançar a consulta pública para o E-book: Alinhamento Estratégico do Programa de Regionalização do Turismo (CLIQUE AQUI e acesse), onde os interessados podem fazer sugestões, até o dia 7 de dezembro, para ajudar a aprimorar a política pública.
No primeiro dia do Seminário também foram apresentados três painéis que desenvolveram os temas “Turismo e Esporte”, “Uso do Marketing Digital para o Fortalecimento da Regionalização”, e “Ações Desenvolvidas para o Avanço do PRT, Interlocutores Estaduais”.
CONHEÇA O PRT - O objetivo do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) é promover a integração, aprimorar o diálogo e ampliar a troca de experiências entre representantes do setor turístico de todo o país, bem como a troca de conhecimentos, intercâmbio, a disseminação de informações, a inovação e o aprimoramento da comunicação com o MTur.
Leia também:
1º Seminário Nacional PRT+Integrado recebe cerca de 200 interlocutores em Brasília
Agências de viagens têm até quarta-feira (23.11) para responder pesquisa do MTur
Por Nayara Oliveira
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo