Notícias
EVENTO
Segundo dia da 49ª ABAV Expo é marcado por conhecimento e troca de experiências
Crédito: Caio de Azevedo/Ascom MTur
No segundo dia de evento em Olinda (PE), a 49ª ABAV Expo, maior feira de turismo do país, trouxe ao público conhecimento, trocas de experiências e diversão. Quem foi ao local nesta quinta-feira (22.09) pôde aprender um pouco mais sobre temas relacionados ao turismo, por meio de apresentações, exposições e atividades interativas. No estande do Ministério do Turismo, os visitantes participaram de uma oficina de artesanato, colocando a “mão na massa” e produzindo peças de tapeçaria.
A iniciativa do MTur contou com a participação de artesãos de Lagoa do Carro, município de Pernambuco conhecido como a “Terra do Tapete”. A tapeçaria é fonte de renda e trabalho na cidade, e os conhecimentos adquiridos por esses artistas manuais foram repassados ao público. Os participantes da oficina ganham um kit com lã, tela e agulha e aprenderam uma técnica chamada de “Ponto Brasileirinho”, podendo levar para casa o que produziram.
Já no espaço “Cozinha Show”, também no estande do MTur, os chefs Leo Coalhada e Zeca Amaral elaboraram receitas em tempo real com a presença de plateia, que teve a chance de degustar as delícias culinárias após o seu preparo. Os dois prepararam o prato “bruschetta brisada”, composta por um queijo mineiro semelhante ao tipo Brie, em uma releitura brasileira recheada de ingredientes de Minas Gerais e das regiões Norte e Sul do Brasil.
Em seguida, o chef Arthur Baéz, de Belém (PA), marcou presença no “Cozinha Show” trazendo à mesa o famoso prato “bregão de dois”, um baião de dois adaptado. O encerramento do Cozinha Show nesta quinta-feira foi realizado pelo chef brasiliense Lui Veronese, que levou ao público o prato “galinhada com pequi”.
CONHECIMENTO - O segundo dia da ABAV Expo também foi marcado pela difusão de muito conhecimento a respeito do setor. Capacitações e palestras abertas ao público tomaram conta da “Vila do Saber”, espaço criado para a troca de experiências. No local, houve o debate de temas como cruzeiros, afroturismo, turismo criativo, empreendedorismo, acesso ao mercado, incremento de destinos e aumento da rentabilidade, entre outros.
Um dos destaques do dia foi a palestra “Mercado de Luxo, Experiências e Enoturismo”, ministrada por Guilherme Paulus, fundador da CVC e da GJP Hotels & Resorts. Na sua apresentação, Paulus usou como um dos exemplos o Castelo Saint Andrews, em Gramado (RS), e abordou as experiências exclusivas deste mercado e do nicho de enoturismo.
Destaque, ainda, para a palestra “Turismo Étnico - Uma Experiência Sustentável”, encabeçada pelo Sebrae. Na ocasião, foi discutido o caso de turismo étnico no extremo Norte do país, em Roraima, resultado de uma política pública e de uma parceria que envolve diversas entidades e operadores turísticos locais, respeitando o interesse de comunidades indígenas em receber turistas.
ANÚNCIO - O segundo dia da 49ª ABAV Expo também teve uma surpresa: a presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens, Magda Nassar, anunciou o próximo destino da feira. Em 2023, a edição de número 50 do evento terá o Rio de Janeiro como sede.
Por Nayara Oliveira
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo