Notícias
SEGUNDO DIA
Salão do Turismo promove diálogos sobre igualdade racial e fortalecimento da cultura negra
Crédito: Fernando Souza
Afroturismo em pauta! No segundo dia do Salão do Turismo, o evento promoveu importantes debates sobre a construção de políticas públicas para incentivar o turismo negro. O tema foi amplamente debatido em painéis realizados no “Núcleo do Conhecimento”, espaço voltado para a troca de experiências, informações e diálogos sobre projetos do setor. Especialistas apresentaram políticas públicas para a promoção da igualdade racial e fortalecimento da cultura negra.
O turismo pode ser uma importante ferramenta de desenvolvimento social e econômico de comunidades negras do Brasil. Para incentivar esse setor, o governo federal criou o programa Rotas Negras, que foi tema de uma Roda de Conversa no Salão do Turismo.
“Desenvolver o turismo e potencializá-lo como ferramenta de igualdade racial é valorizar a cultura negra”, destacou Fabiana Oliveira, coordenadora-geral de Produtos e Experiências Turísticas do Ministério do Turismo.
Valorizar o Afroturismo e promover a cultura afro-brasileira por meio do turismo é uma ação que acontece com o incentivo de diversos setores – um dos principais é o empreendedorismo.
“Quando falamos de Afroturismo, estamos falando de valor. Temos que valorizar todo esse Brasil negro, em que a cultura é muito consumida. O Rotas Negras coloca as pessoas negras em destaque em um setor extremamente lucrativo. Esse programa pensa em aporte financeiro e estrutura para um Afroturismo de qualidade e com competitividade. Impulsionar negócios de pessoas negras é a única forma de avançar o país”, explicou Lázara Carvalho, chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Justiça.
Um outro painel destacou o tema e trouxe informações sobre o Plano Juventude Negra Viva, coordenado pelo Ministério da Igualdade Racial. A iniciativa busca a redução das vulnerabilidades que afetam a juventude negra brasileira.
“O Plano é uma política central por entendermos que a juventude negra é a que mais sofre. Ele busca trabalhar a redução dessas vulnerabilidades. O Ministério do Turismo coloca como prioridade a transversalidade da pauta 'igualdade social', e o plano vem como um impulsionador desse processo”, destacou Raquel Barros, chefe da Assessoria Especial do Ministério da Igualdade Racial.
O plano é o maior pacote de políticas públicas já feito para a juventude negra no país e também contempla o turismo. “Os jovens entenderam o turismo como prioridade e o colocaram nesse projeto também. E ficamos felizes pois o MTur já tinha um projeto afim, que é o Experiências do Brasil, que amplia a oferta turística através de experiências de povos e comunidades tradicionais em seus territórios”, explicou Juliana Oliveira, chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério do Turismo.
ROTAS NEGRAS – Em fevereiro deste ano, foi publicado decreto que instituiu o Grupo de Trabalho Interinstitucional Rotas Negras. O grupo de trabalho – composto por representantes dos ministérios do Turismo, da Igualdade Racial e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, entre outros órgãos federais – busca reconhecer a importância da transversalidade de políticas públicas referentes à população negra no país.A ação representa uma inovadora e abrangente iniciativa do governo federal para o desenvolvimento turístico.
AFROTURISMO – Um dos espaços do Salão do Turismo é dedicado ao Afroturismo, com rodas de conversa, oficinas e expressões culturais fundamentais à ancestralidade preta e ao segmento no Brasil. A programação completa do Espaço Afroturismo pode ser acessada pelo site do evento (clique AQUI).
Recentemente, o Ministério do Turismo abriu edital para a contratação de consultoria visando mapear o Afroturismo no país. A intenção é identificar as rotas históricas e culturalmente importantes para o Brasil.
NÚCLEO DO CONHECIMENTO – Debates não vão faltar no Salão do Turismo. Serão cerca de 90 palestras e mais de 40 painéis com representantes do MTur e demais parceiros. A ideia é promover um grande intercâmbio de informações e a troca de experiências, discutindo as políticas públicas do setor e projetos que impulsionam o desenvolvimento do turismo, de forma responsável e inclusiva. (Confira AQUI a programação completa do Salão do Turismo)
Temas como sustentabilidade, COP30, investimentos no turismo, acessibilidade e boas práticas do turismo nacional marcarão os debates até 10 de agosto. Na programação, também estão agendadas reuniões sobre segurança turística e a estratégia Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), além do “Encontro de Negócios Sebrae”, que busca fortalecer micro e pequenos empresários do setor turístico.
Clique AQUI para obter seu ingresso totalmente gratuito e fazer parte do maior evento de turismo do país.