Notícias
AGENDA
Pela primeira vez, um ministro de estado se encontra com gestores de Itararé (SP) e região
Ministro visitou atrativos turísticos da região. Crédito: Roberto Castro/ Ascom MTur
O ministro do Turismo, Carlos Brito, esteve nesta terça-feira (30.08) na cidade de Itararé (SP), onde se reuniu com prefeitos do Consórcio do Desenvolvimento das regiões Sul e Sudoeste de SP (Condersul) para discutir ações e medidas para o fortalecimento do turismo. Durante o encontro, os gestores locais apresentaram todo o potencial turístico do lugar, conhecido como os “Canions Paulistas”. Ainda na ocasião, Brito visitou alguns dos atrativos do município e foi apresentado a projetos em desenvolvimento na região.
Em uma das visitas, o ministro Carlos Brito conheceu o Parque Ecológico da Barreira, onde será instalado um Skyglass, plataforma de vidro que permite ao turista uma visão panorâmica do parque. O equipamento integra um projeto de revitalização do local cadastrado no Ministério do Turismo. A proposta total, no valor de R$ 4,2 milhões engloba ainda a construção de um mirante.
Ainda no Parque, Carlos Brito visitou o Mirante do Morro Chato, onde foi apresentado à cultura do local, ao som da viola caipira e das danças típicas, além da forte gastronomia, pautada pelos deliciosos pratos regionais.
A passagem pela cidade contou também com uma visita ao terreno destinado à construção do Aeródromo de Itararé. O projeto foi apresentado neste mês pela prefeitura municipal ao Ministério da Infraestrutura. A obra, no valor de R$ 50 milhões, já está autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e será feita por meio de convênio de delegação, que deve ser firmado até o início de outubro.
ITARARÉ - Localizado no sudoeste paulista, na divisa com o estado do Paraná, Itararé ficou conhecida como parada obrigatória de tropeiros que seguiam do Rio Grande do Sul para Sorocaba (SP). Hoje, ela é cenário de várias cachoeiras e cânions, favorecendo a prática de ecoturismo e de esportes de aventura. Um dos seus principais atrativos é o Parque Ecológico da Barreira, palco da Revolução de 32 (forças paulistas contra o governo Getúlio Vargas).
Por Victor Maciel
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo