Notícias
DEPOIMENTOS
No último dia do Salão Nacional do Turismo, emoções marcam o evento com o relato de expositores
Salão Nacional do Turismo reuniu em Brasília (DF) expositores de todo o país. Crédito: Roberto Castro/MTur
Em clima de despedida, o Salão Nacional do Turismo chega ao seu último dia neste domingo (17.12). Com destinos que vão desde encantadoras paisagens naturais até vibrantes centros urbanos, o evento promovido em Brasília (DF) foi marcado por um grande público, com muita gastronomia, artesanato, dança e música, manifestações culturais e a presença de expositores do Brasil inteiro.
A feira não apenas celebrou as riquezas do Brasil, mas também destacou a paixão incansável de profissionais do setor para promover a extraordinária variedade da oferta turística nacional. Alguns dos expositores ressaltaram a importância de participar do Salão. Confira a seguir:
Ihasminy Teixeira (Goiás): “a gente está expondo vários produtos da agricultura familiar, como mel, cachaça, tomate, uvas, produtos do Cerrado, do pequi, do baru e muito mais. Para a gente, é muito importante estar aqui no Salão do Turismo, depois de 12 anos, retomar esse espaço de visibilidade para todo o Brasil. Inclusive com a agricultura familiar, que também faz parte do turismo do Brasil. O Salão traz muita visibilidade. Não só pela troca de experiências, mas também pela possibilidade de expandir os nossos negócios”.
Tárcis Rocha (Bahia): “estou aqui para trazer uma amostra de artesanato no Salão Nacional de Turismo, que é de extrema importância para a divulgação das riquezas do nosso estado, da nossa cultura, do nosso artesanato. Essa divulgação acaba gerando renda, por ser uma região de turismo, contribui demais! A gente tem que lutar para que continue (o Salão), sim, que esteja sempre presente e que tenham riquezas cada vez mais divulgadas”.
Rômulo Trajano (Goiás): “o Salão trará um alcance muito grande e muita oportunidade para o nosso comércio, além de agregar crescimento a nossa região”.
Ariane Taila (Alagoas): “aqui no evento, a gente está tendo a oportunidade de conhecer várias pessoas, além de novos clientes e de poder mostrar um pouco mais do nosso trabalho pelo Brasil”
SALÃO - Retomado após 12 anos, o Salão Nacional do Turismo, ocupou um espaço de 26 mil m² na Arena BRB Mané Garrincha, abrangendo cinco grandes eixos: Turismo de Natureza, Turismo Rural, Sol e Praia, Turismo Cultural e Turismo de Tendências. A feira também proporcionou ao público conferir várias palestras e debates sobre assuntos relacionados à atividade turística, além de atrações culturais, gastronômicos e musicais.
Promovida pelo Ministério do Turismo em parceria com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal, a Embratur, o Banco do Brasil, a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), o SESC, o SENAC e o Sebrae Nacional, a 7ª edição do Salão contou com a exposição de diversos segmentos da produção associada ao setor, a exemplo da culinária, do artesanato, da agricultura familiar e de manifestações artísticas, entre outras.
Por Vitória Moura
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo